Número de pessoas trabalhando de maneira remota continua caindo

Em novembro, 7,3 milhões de pessoas ocupadas e não afastadas do trabalho estavam trabalhando remotamente

1

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta quarta-feira, dia 23, dados sobre trabalho remoto devido à pandemia da Covid-19. A saber, havia 80,3 milhões de pessoas ocupadas e não afastadas do trabalho, o que correspondia a 94,8% do total de ocupados. Deste percentual, 7,3 milhões estavam trabalhando de maneira remota. Ou seja, 9,1% da população ocupada e não afastada de seu trabalho. 

As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19). 

De acordo com o IBGE, a quantidade de pessoas que trabalham remotamente por conta da pandemia sofreu pouca redução desde o início da pesquisa, em maio. Aliás, havia 8,7 milhões de pessoas trabalhando de maneira remota em maio e em junho. Já em julho e em agosto, o número caiu para 8,4 milhões, chegando a 8,1 milhões em setembro e 7,6 milhões em outubro. 

Além disso, a pesquisa mostrou que a região Norte apresentou o menor percentual de pessoas ocupadas que estavam trabalhando de maneira remota. Em novembro, a taxa ficou em 3,9% na região. Por outro lado, o Sudeste possuiu o maior percentual, chegando a 11,8%. 

 

Veja dados do trabalho remoto entre grupos distintos 

A PNAD Covid-19 também trouxe dados em relação a outros grupos pesquisados. Em resumo, o percentual de mulheres que estavam trabalhando remotamente em setembro alcançou 12,9%. Já o dos homens ficou em 6,5%. Já por grupos de idade, os percentuais foram: 7,4% para pessoas de 14 a 29 anos, 9,9% para 30 a 49 anos, 8,9% para 50 a 59 anos, e 10,2% para pessoas com 60 anos ou mais. 

Por fim, o IBGE mostrou que o percentual ficou muito baixo entre as pessoas sem instrução. O indicador ficou em 0,3% para quem possuía o nível de escolaridade fundamental incompleto e em 0,9% para os que tinham de fundamental completo a médio incompleto. Diferentemente, quase um terço das pessoas com nível superior completo ou pós-graduação estavam trabalhando de maneira remota em novembro. A taxa ficou em 28,7%. 

A saber, a proporção de pessoas trabalhando remotamente vem caindo desde maio.

 

LEIA MAIS

Número de horas semanais efetivamente trabalhadas continua crescendo, diz IBGE

Inflação medida pelo IPC-S apresenta retração nas sete capitais pesquisadas

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.