Número de abertura de empresas em 2021 foi o maior da história

Em 2021, o Brasil alcançou recorde histórico no número de abertura de empresas em um ano. A saber, foram mais de 4 milhões de novos empreendimentos iniciados no país, e de maneira mais rápida.

Vale ressaltar que na maioria dos estados brasileiros, o processo para abertura de um empreendimento leva menos de dois dias.

É o que mostra o Boletim do Mapa de Empresas referente aos últimos quatro meses do ano, divulgado na quarta-feira (9) pelo Ministério da Economia.

Número de abertura de empresas em 2021 foi o maior da história – Foto: Pexels

Salto na abertura de empresas

O quantitativo de empresas abertas representa um aumento de 19,7% em relação a 2020. No balanço entre abertura e fechamento, o país obteve saldo positivo de 2,6 milhões de negócios abertos (o maior já registrado), e encerrou o ano com um total de 18.915.002 empresas ativas.

Ainda mais, o tempo médio de abertura de empresas diminuiu quase um terço em relação ao registrado no início de 2019, caiu de cinco dias e 9 horas para dois dias, e 57% dos novos negócios são abertos em menos de um dia.

“Os dados positivos são resultado do esforço que temos feito para reduzir a burocracia, simplificar e agilizar o processo de abertura de novos negócios, principalmente através de soluções digitais e inovadoras”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

“O reflexo desse trabalho é um ambiente de negócios mais dinâmico, simplificado e promissor para o empresário brasileiro ter sucesso em seu empreendimento”, completa.

Todos os estados registraram crescimento positivo nos dados de abertura de empresas em 2021. O Amapá apresentou o maior percentual de empresas abertas, com um crescimento de 40,9% em relação a 2020, totalizando 8.851 novos negócios.

Tempo de abertura

Em 19 unidades federativas, o tempo médio para abertura de empresas é de menos de dois dias. Sergipe e Distrito Federal se destacam como as mais rápidas, com tempo de um dia. Entre as capitais, Maceió é a mais ágil, com 14 horas, em média.

Entre as medidas que contribuem para essa agilidade, estão o Balcão Único, solução tecnológica que integra os dados entre órgãos de cada esfera do governo para agilizar o processo de abertura, encerramento e alterações de dados de empresas.

A iniciativa já está presente nas juntas comerciais de 17 estados, com expectativa de implantação em todas as unidades federativas até o final do ano.

Além disso, outra ação fundamental para agilizar a abertura de novos negócios é a utilização da assinatura eletrônica GOV.BR, que já está sendo utilizada em 24 juntas comerciais.

A assinatura GOV.BR simplifica o processo de abertura de empresas, é gratuita e evita que o empreendedor precise comprar um certificado digital ou emitir procuração para um advogado ou contador realizar o processo.

Fonte: Ministério da Economia

Confira também: Estudantes terão desconto de até 92% em dívidas do Fies; saiba mais

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

12 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago