Nozes: benefícios para o cérebro e o coração

Rica fonte de proteínas, as nozes são uma fruta seca popularmente consumida durante o Natal. Conheça seus benefícios para a saúde.

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Popular componente das festas de final de ano, o consumo de nozes costuma subir nos últimos meses do ano. Apesar disso, seu consumo oferece uma série de benefícios para a saúde e seu consumo pode ser feito durante todo o ano.

As nozes fazem parte da família das frutas secas e provêm da nogueira. Acima de tudo, elas são utilizadas nas receitas de doces e pães. Contudo, ela é versátil, e seu óleo é utilizado até mesmo em tratamentos estéticos. 

De acordo com um estudo espanhol publicado no periódico científico Archives of Internal Medicine, uma porção diária de 30 gramas dessas oleaginosas seria capaz de contribuir para a redução da gordura abdominal. O consumo das nozes seria capaz de ajudar no controle da síndrome metabólica. Ou seja, ela contribui para diminuir a associação de fatores de risco para doenças resultantes da gordura abdominal. Por exemplo, doenças cardiovasculares e resistência à insulina, problema que antecede a maioria dos casos de diabetes. Outras doenças relacionadas à falta de controle metabólico são o excesso de gordura, a obesidade, hipertensão e picos de glicose.

Benefícios das nozes

Além disso, essas frutas secas são uma ótima fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Segundo um estudo do Journal of Nutrition, substituir os lanches da tarde por algumas nozes traria benefícios ao coração. O fenômeno foi observado em especial no caso dos pacientes obesos.

A composição das nozes é rica em gorduras boas, Ômega-3 e Ômega-6. Como resultado, seu consumo ajuda a combater inflamações no corpo. O Ômega-3 também é responsável por aliviar sintomas de depressão, estresse e fadiga. Além disso, elas são ricas em folato, uma vitamina do complexo B que incentiva a capacidade cognitiva, mental e emocional do cérebro.

Igualmente, as nozes são ricas em melatonina, combatendo distúrbios do sono. Suas proteínas ajudam a manter o funcionamento do intestino, combatem a constipação e contribuem com a manutenção das dietas, aumentando a sensação de saciedade.

Por fim, as nozes também são fonte de vitamina C e E, cálcio, cobre, potássio, zinco e manganês. Portanto, invista no seu consumo não apenas no final do ano, mas durante toda a vida.

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