Novo Malware rouba dados bancários e deixa seu celular exposto; entenda

Um novo malware (software malicioso) tem roubado dados bancários e controlado os celulares das vítimas por aplicativo. A descoberta aconteceu recentemente por pesquisadores da Check Point, o qual identificou o perigo em 10 aplicativos no Google Play Store.

Conforme relatório divulgado, o software consegue burlar o sistema de proteção do Google Play Protect ao ponto de se disfarçar de aplicativos com funções utilitárias, agindo para gravar a tela de proteção virtual da rede (VPN). Esse programa já tem um nome, se chama Clast82. Ele foi criado para superar proteções e adentrar nos dispositivos automaticamente após o download de certos aplicativos.

Já com o sistema malicioso instalado, os cibercriminosos passam a ter acesso à todas as informações bancárias das vítimas e, para além, conseguiam acessar o smartphone hackeado à distância.

Outra situação curiosa, a qual chamou atenção dos pesquisados da Check Point, tem a ver com a sutileza do software malicioso em conseguir infringir o sistema de segurança do Google Play Protect. Para eles, a manipulação de recursos de terceiros por meio de contas criadas no FireBase do Google e Github, que permitia “desabilitar” o comportamento malicioso das ameaças.  É válido ressaltar que o Google rapidamente tirou todos os aplicativos detectados pela Check Point na Play Store.

Leia também: Confira o que mudou na versão Web WhatsApp

O WhatsApp anunciou que agora a vinculação do WhatsApp Web ou Desktop à conta do aplicativo deverá ser desbloqueado pela biometria (facial ou impressão digital). Antes só era exigido a leitura do QR Code.

A exigência da autenticação será apenas no login da sessão. Em seguida, após escanear o QR Code, a sessão continuará ativa, não sendo encerrada após o fechamento do navegador. 

O app explica que com a autenticação o WhatsApp não pode acessar informações biométricas armazenadas no sistema do aparelho celular.

A funcionalidade de segurança será habilitada em aparelhos compatíveis e não terá a opção de removê-lo, a menos que a pessoa desative a opção de leitura de impressão digital ou reconhecimento facial.

Haverá mudança também na tela de autenticação WhatsApp Web nos celulares, com remodelação que permitirá um maior controle dos computadores conectados.

Redação Brasil123

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

4 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago