Novo golpe com o FGTS emergencial. Cuidado!

Mais de 90 mil acessos a páginas suspeitas já foram realizados. Saiba como não se tornar uma vítima!

1

Depois dos inúmeros alertas de golpes com o auxílio emergencial, como divulgados aqui no Brasil 123, um novo golpe surgiu, agora, com foco no FGTS emergencial. E, segundo fontes, a nova ação criminosa tem se difundido rapidamente e já prejudicou muitos beneficiários.

O Brasil 123 foi pesquisar para lhe alertar e ajudar a não cair nessa!

Novo golpe com FGTS: atenção!

O golpe é aplicado, em especial, por meio de redes sociais. De acordo com a empresa Dfndr, laboratório especializado em segurança da informação, mais de 90 mil acessos e compartilhamentos já ocorreram do novo golpe, nos últimos dias.

Assim, de forma semelhante aos crimes cometidos com o auxílio emergencial, páginas pedem dados confidenciais dos beneficiários do FGTS emergencial. Então, torna-se fácil acessar os recursos das pessoas de forma fraudulenta.

Ainda, foram identificadas mensagens via WhatsApp prometendo facilidades com o saldo do FGTS emergencial, como, por exemplo, duplicação do valor, empréstimos, entre outras.

“Quando a vítima informa seus dados no link malicioso, fica vulnerável ao vazamento de suas informações pessoais. Asim, os dados podem ser usados pelos cibercriminosos para realizar a assinatura de serviços. Além disso, até para abrir contas em bancos com os dados roubados”, explica o diretor da Dfndr.

“Além disso, quando a vítima compartilha o link malicioso com seus contatos, ela torna-se um vetor de disseminação do novo golpe. Isto garante aos cibercriminosos um crescimento acelerado dos ataques”, alerta Simoni. O diretor completa que assim que a vítima concede permissão para o envio das notificações, os criminosos podem utilizar dessa permissão para enviar propagandas, com as quais lucram, e até mesmo aplicar novos golpes.

Em relação ao FGTS emergencial, até o momento, foram identificados mais de 15 links maliciosos de novo golpe. Os estados do Brasil mais afetados são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas GeraisBahia e Rio Grande do Sul.

Já a advogada Luciana Rodrigues, para o Brasil 123, diz que sempre há como recorrer no caso de ser vítima de golpe, como o do FGTS. No entanto, em tempos de pandemia e quando o beneficiário informa dados pessoais e sigilosos, comprovar o crime se torna bem demorado e estressante para a vítima. Portanto, é claro, é sempre recomendado evitar cair em golpes.

Mantenha-se informado

Quer saber tudo sobre benefícios e outros programas do governo? Não perca, então, as últimas atualizações, aqui no Brasil 123. A equipe acompanha a todo momento as últimas notícias com atenção!

1 comentário
  1. Maria da Conceição pereira de sousa balbino Diz

    Tudo acontece porquê a caixa permiti no caso do FGTS só recebem quem tem cartão cidadão ou contas em outros bancos enfim pra que mexer no que está quieto fazem de propósito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.