Novo chanceler diz que vai dar atenção para a “urgência climática”

Em seu discurso de posse, Carlos Alberto Franco França disse que o Brasil vai seguir “na vanguarda do desenvolvimento sustentável mundial”

0

O novo Ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco, tomou posse no seu novo cargo nesta terça-feira (6). O Planalto não permitiu que a imprensa acompanhasse o discurso, mas o Itamaraty divulgou o texto de inauguração logo depois.

Havia uma expectativa muito grande em torno desse discurso inicial do Ministro. É que é justamente essa discurso que deve dar o tom do novo Ministro e o tom que o Brasil vai ter em suas relações internacionais.

Por esse primeiro discurso, o que se viu foi uma mudança forte de posicionamento quando se compara com o seu antecessor, Ernesto Araújo. Franca falou muito sobre a questão da proteção do meio ambiente.

“Temos a urgência climática. É urgência em outra escala de tempo, mas é urgência. Aqui, como em outras áreas, vemos diante de nós a oportunidade de manter o Brasil na vanguarda do desenvolvimento sustentável e limpo”, disse ele.

Esse é um ponto que diz muito sobre a posição do Brasil internacionalmente. É que o mundo inteiro está olhando quais serão as movimentações do Brasil neste sentido. Há, aliás, quem diga que esse tipo de resposta ambiental vai definir a situação do Brasil no contexto internacional.

Novo Chanceler

Mas o Meio Ambiente não foi o único tema da fala do novo Ministro das Relações Exteriores. Ele também falou muito sobre a pandemia. De acordo com Franca, o Brasil precisa investir naquilo que chamou de “diplomacia da saúde”.

“As Missões diplomáticas e Consulados do Brasil no exterior estarão cada vez mais engajados numa verdadeira diplomacia da saúde. Em diferentes partes do mundo, aliás, serão crescentes os contatos com governos e laboratórios, para mapear as vacinas disponíveis”, disse o chanceler. 

Leia Mais: Ernesto Araújo pede demissão do Itamaraty após pressão do Congresso

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.