Novidade na prorrogação do Auxílio Emergencial para 2021

4

Um novo projeto objetivando estender o pagamento do Auxílio Emergencial em 2021 foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania). Até então, o benefício segue válido até 31 de dezembro.

Com a indecisão de qual programa irá substituir o Auxílio, alguns parlamentares estão elaborando projetos afim de estender o pagamento das parcelas no próximo ano. Entretanto, em todas as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, o mesmo afirma ser contrário o acréscimo de novas parcelas, uma vez que atingiria de forma prejudicial a situação econômica do país.

Prorrogação do auxílio até 2021

Segundo o Governo, para que seja aprovada a proposta seria preciso que o estado de calamidade pública também fosse prorrogado, pois assim o orçamento não ficaria limitado ao teto de gastos. Caso isso aconteça, membros do Governo temem que a credibilidade político econômica do Brasil fique abalada.

Inicialmente, quando o benefício do auxílio foi criado, ele teria duração de apenas 3 meses. Porém, como a crise do coronavírus está durando mais tempo que o previsto e milhões de brasileiros encontram-se em situação de vulnerabilidade, o Governo concordou com o pagamento de mais duas parcelas de R$600. O que significou uma despesa de, aproximadamente, 50 bilhões por parcela.

Após o pagamento das 5 parcelas de 600 reais, o benefício do auxílio foi prorrogado por mais 4 parcelas de 300 reais, cada. O Governo já gastou mais de 250 bilhões com o pagamento do benefício e não tem espaço fiscal para a prorrogação do auxílio até 2021.

Segundo o texto da Medida Provisória 1.000, “Fica instituído, até 31 de dezembro de 2020, o auxílio emergencial residual a ser pago em até quatro parcelas mensais no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) ao trabalhador beneficiário do auxílio emergencial”.

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não descartou por completo a prorrogação ao auxílio até 2021. Em declaração feita dias atrás ele disse “pergunta para o vírus…”, fazendo referência a evolução ou não da pandemia.

Leia também: Auxílio acabando! Última parcela para quase 6 milhões de beneficiários nesta segunda

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

4 Comentários
  1. Marcelo Montenegro Diz

    Eu quero mais é que acabe auxilio. Tudo eleitoreiro. Uma porção de vagabundo qie nunca fez nada na vida recebendo. Absurdo. Nós, aposentados por invalidez, BPC, não recebemos nada desse governo fdp, portanto, se acabar hoje, amanhã faz dois dias. Se virem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.