Nova variante mais contagiosa do coronavírus faz o dólar disparar na manhã de hoje (21)

Ibovespa despenca mais de 1,50%

1

A declaração do Reino Unido sobre uma nova variante mais contagiosa do coronavírus vem derrubando as bolsas ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, fortalece o dólar, que, na manhã desta segunda-feira, dia 21, está subindo cerca de 1,50%. Já no caso do Brasil, o Ibovespa está operando com forte queda de mais de 1,50%.

Em resumo, uma nova mutação da Covid-19, a “VUI – 202012/01”, está se disseminando em algumas partes da Inglaterra. De acordo com autoridades britânicas de saúde, a nova cepa seria 70% mais transmissível. Com isso, países de todo o mundo estão suspendendo voos para o Reino Unido, como Holanda, França, Irlanda, Israel, Argentina e Chile.

 

Veja detalhes do dólar e das bolsas nesta segunda

O temor gerado nos mercados vem fortalecendo o dólar nesta segunda. Por exemplo, o ouro operava em alta no começo da manhã de hoje, mas perdeu ganhos, pressionado pela alta do dólar. A aversão ao risco nos mercados confirma a cautela dos investidores, que preferem apostar no porto seguro que é o dólar. E o centro de tudo isso, mais uma vez, é a Covid-19. Aliás, o governo britânico classificou o contágio dessa nova mutação do coronavírus como “fora de controle”.

Em suma, o governo do primeiro-ministro Boris Johnson voltou a determinar o confinamento de nove milhões de londrinos. Ou seja, as promessas de flexibilização das restrições não puderam ser cumpridas. Já em outras regiões do Reino Unido, a previsão apontava para cinco dias de flexibilização nas medidas de distanciamento. No entanto, houve redução para apenas o dia 25 de dezembro.

Por fim, o Ibovespa operava com queda de 1,59% por volta das 11h10 desta segunda, cotado aos 116.149,37 pontos. O anúncio da nova mutação provoca uma espécie de déjà vu nos mercados. Há cerca de dez meses, o continente europeu figurava como a principal porta de entrada do novo coronavírus no Ocidente. E as fortes quedas em suas bolsas puxavam as bolsas ao redor do mundo para baixo também. Vale ressaltar que, apesar de mais contagiosa, a nova variante não parece mais letal, segundo o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

 

LEIA MAIS

Mercado financeiro eleva projeção para inflação em 2020 pela 19ª semana seguida

Expectativa de brasileiros em relação à inflação tem maior aumento em 5 anos

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.