Variante da Covid-19 é encontrada no Japão com pessoas que estiveram no Brasil

As pessoas infectadas que foram detectadas relataram que estiveram no Amazonas. O Governo do Brasil solicita às autoridades do Japão mais informações sobre os locais onde essas pessoas estiveram.

3

O governo do Japão divulgou neste domingo (10) que a nova variante do coronavírus, já encontrada no Reino Unido e África do Sul, foi detectada em pessoas que vieram do Brasil. A nova variante é mais infecciosa. Os viajantes relataram que saíram do Brasil no dia 2 de janeiro. 

Quem são os infectados no Japão

De acordo com o Ministério de Saúde do Japão, são 4 os infectados e eles estiveram no Amazonas, porém, ainda não há detalhes sobre locais por onde eles passaram. Essa nova variante possui alta disseminação, portanto, preocupa as autoridades e a população.

De acordo com o governo, os pacientes são:

  • Um homem com 40 anos que chegou ao Japão sem sintomas, entretanto, logo depois foi internado com dificuldades para respirar;
  • Uma mulher com 30 anos, com dores de garganta e cabeça;
  • Um jovem de idade não divulgada, tendo entre 10 e 19 anos, relatando febre;
  • Uma jovem também com idade entre 10 e 19 anos, sem sintomas.

Ministério da Saúde questiona a situação

Através de uma nota, o Ministério da Saúde solicitou ao Japão dados dos viajantes para rastrear contatos, familiares e amigos brasileiros, além de tentar identificar por quais cidades eles passaram. 

Além disso, reforçaram: “não há nenhuma evidência científica que aponte impacto na efetividade do diagnóstico laboratorial ou das vacinas ainda em estudo contra a Covid-19”.

O estado do Amazonas disse ao jornal G1 que não havia sido notificado sobre esses casos, além disso, disse que está apurando todas essas informações juntamente com o Consulado do Japão, questionando o porquê desses dados serem divulgados para a mídia antes de serem divulgados para as autoridades Amazonenses. 

Amazonas não tinha casos confirmados da nova variante até esse domingo (10). Sobre os casos de covid-19 no estado, são cerca de 212.996 casos e 5.669 mortes pela doença.

Japão declara estado de emergência

No Japão, a chegada da nova variante fez o país declarar estado de emergência, fechar a fronteira para estrangeiros e entrar em estado de preocupação. Lembrando que, os Jogos Olímpicos no país seguem agendados para cerca de 200 dias. 

 

 

Leia Também:

3 Comentários
  1. […] as altas taxas de infecção em muitos países e as evidências da propagação global de variantes mais transmissíveis, está claro que a maioria das rotas aéreas globais será uma preocupação crítica no futuro […]

  2. […] mais o vírus se espalha, mais chances ele tem de mudar”, alerta a […]

  3. […] no Japão no final do mês passado. No último domingo (10), o Japão confirmou outra variante de quatro pessoas que chegaram do Brasil. Até sexta-feira (15), o Japão soma 41 casos de contágios de variantes do […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.