Nova cepa do coronavírus é registrada em ao menos sete países europeus
França, Espanha e Suécia são alguns dos países da União Europeia (UE) que já detectaram os primeiros casos da nova cepa de coronavírus. A nova variante levou a novas medidas de bloqueio no Reino Unido e à proibição de viagens globais.
Além do Reino Unido, pelo menos sete países do continente já registraram casos de covid-19 com a nova cepa do vírus. Segundo as autoridades, todos estão ligados a viagens recentes à Grã-Bretanha.
A Suécia se tornou o último país da UE a diagnosticar um caso da nova variante neste sábado (26), de acordo com um comunicado da agência de saúde pública sueca. Pela primeira vez, a Espanha confirmou a infecção de quatro pessoas com a nova cepa.
Um francês que mora em Londres chegou à França em 19 de dezembro e testou positivo para a nova variante. O país informou na sexta-feira (25) que ele não apresentava sintomas e estava isolado em casa.
Nova cepa na Europa
Dinamarca, Holanda, Itália e Alemanha, bem como outros lugares fora da Europa, também relataram casos nos últimos dias. Segundo as autoridades britânicas, a nova cepa do coronavírus é 70% mais contagiosa. O anúncio britânico em 19 de dezembro levou países ao redor do mundo a suspender os voos do Reino Unido.
A França, por sua vez, proibiu por dois dias todos os passageiros e cargas do Reino Unido, medida que causou enormes problemas de tráfego ao redor do porto britânico de Dover. Os franceses reabriram a fronteira, mas agora exigem que qualquer pessoa que entrar da Grã-Bretanha faça um teste mostrando que não tem a nova variante.
No resto do país, um segundo lockdown parcial conseguiu diminuir as infecções na França, mas elas aumentaram novamente nas últimas duas semanas. Na sexta-feira (25), a França relatou 20.262 novos casos de coronavírus e 159 mortes relacionadas em hospitais nas últimas 24 horas.
Ao mesmo tempo que a União Europeia se preocupa com a nova cepa, o bloco se prepara para imunizar a população dos 27 Estados-membros. O plano de vacinação de todos os países estava agendado para começar no próximo domingo (27). No entanto, a Hungria e a Eslováquia se adiantaram e iniciaram a campanha de imunização neste sábado.