Nome social no Enem pode ser solicitado até sexta-feira

Data para solicitação do uso do nome social no Enem foi adiada após prorrogação de inscrições.

1

As solicitações para os interessados em substituir o nome civil pelo nome social nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram sua abertura nesta segunda-feira, 1 de junho.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) instituiu a prática em 2014. Ela tem como objetivo garantir o cumprimento dos direitos dos transexuais e travestis durante a realização das provas do Enem.

Apesar do adiamento da edição 2020 do exame, os demais processos continuam sendo realizados. Nesse sentido, após a prorrogação do período de inscrições, que inicialmente terminaria no dia 22 de maio e foi estendido até o dia 28, alguns processos tiveram seu cronograma ajustado.

Do mesmo modo, é o caso da solicitação da inclusão do nome social. Inicialmente, ela estava prevista para acontecer entre os dias 25 e 29 de maio. Nesse meio-tempo, a data para realizar as solicitações foi movida para a semana entre 1 e 5 de junho, encerrando já na próxima sexta-feira.

Uso do nome social

De acordo com a Universidade de São Paulo (USP), o nome social é definido como “a adoção/ adequação do senso de identificação do sujeito referenciando o nome que o representa, evitando a exposição desnecessária do indivíduo, o constrangimento de ser tratado de uma forma que não condiz com sua condição humana, psicológica, moral, intelectual, emocional e que não o representa”. Da mesma forma, além do nome utilizado na lista de presença, o candidato poderá optar também pelo uso do sanitário masculino ou feminino.

Desde a adoção da medida, o número de estudantes que manifestaram interesse na adoção do nome social mais que triplicou.

Documentos necessários

Para solicitar o nome social no Enem, o candidato deve acessar a página do participante, munido de seus dados de acesso. Após o login, serão enviados os documentos que comprovem a condição que o motiva. De acordo com o edital, os documentos necessários são:

a) foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);

b) cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido, conforme item 12.2 do Edital.

Por último, é importante ressaltar que não serão aceitos o envio de documentos comprobatórios fora do prazo. Em caso de recusa da documentação enviada, caberá ao candidato entrar com recurso a partir do dia 15 de junho.

1 comentário
  1. […] dos conteúdos básicos do ensino médio, como Matemática, Português e Biologia, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também cobra dos candidatos um bom conhecimento sobre o tema atualidades. O tema fica […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.