Negócios que são tendência neste novo mercado digital

0

Quem quer empreender muitas vezes tem dificuldade em escolher um rumo, um nicho, uma linha de atuação no tão diversificado mundo dos negócios.

Se você já sabe da importância de fazer um plano de negócios, pesquisar, investigar seus concorrentes, investir em uma boa estratégia de marketing e oferecer um diferencial, mas ainda não sabe ainda onde aplicar todo seu potencial, este texto é para você!

Saber quais negócios são a tendência no novo mercado é essencial não só para empreender, mas para já sair na frente dos concorrentes.

A sociedade e o mercado de consumo nunca estiveram em tamanha transformação como agora: crise mundial agravada pela pandemia, o mundo digital que ganhou asas com toda esta situação, consumidores adotando novos hábitos de consumo e empresas de todos os tamanhos tendo que se adequar a toda esta realidade.

Falando assim, parece que o novo empreendedor vai navegar em um mar bastante perigoso, mas calma! Suas ideias de empreender aliadas as nossas dicas de negócios que são tendência neste momento, vão te dar aquele empurrãozinho que faltava. Se sua ideia é trabalhar com hospedagem de sites, por exemplo, será que é o caminho certo? Ou o investimento em produtos artesanais parece mais promissor?

Vamos descobrir?

Tendências de mercado

É um termo que se refere a uma disposição natural que o mercado tem de transformação constante. Esta transformação impacta diretamente o modo de empreender.

Elas ocorrem por motivos diversos, sejam ideologias, comportamentos, conceitos, tecnologias e muitos outros que têm o dom de gerar novas tendências de mercado.

A velocidade com que novas tendências surgem pode ser assustadora! Mas o planejador que está sempre atento e informado não vai ser pego de surpresa.

Independente de seu planejamento ser para a hospedagem de sites, economia colaborativa ou investimento em produtos para uma vida saudável.

O mundo dos negócios não param, nem as novas tendências.

Quais negócios são a tendência deste novo mercado?

Hospedagem de sites

Esta é uma tendência que vai persistir por muito tempo! Com um mundo cada vez mais virtual que modificou muito seus hábitos de consumo.

A hospedagem de sites vai permitir a publicação e um ou muitos sites na internet, com a segurança de ter todos os seus dados ou de seus clientes seguros.

O provedor de hospedagem vai garantir que o site esteja no ar, protegido de ataques. Todo mundo fica feliz!

Além disso, permite estruturar projetos de pequeno e grande porte, afinal, todos nós precisamos hospedar nosso arquivos para que fiquem disponível na rede.

Este serviço está ligado indiretamente a muitos serviços que você usa, porém, talvez você não saiba.

Economia colaborativa

Se você pensar bem, esta realidade não está muito distante: aplicativos de carona, hostels, financiamentos coletivos… As opções são inúmeras e as pessoas estão cada vez mais ligadas na economia e no politicamente correto.

A economia colaborativa alia o uso consciente de espaço, recursos e dinheiro.

Algumas atividades, mesmo que indiretamente (como empresas de descarte de eletrônicos), também estão ligadas à economia colaborativa. Por isso, essa tendência é muito abrangente e possui um alto potencial de retorno sobre o investimento.

Vida saudável

A busca pela qualidade de vida e longevidade tem aumentado vertiginosamente ao ano. Esta tendência de negócios permite uma variedade de nichos que vão desde a alimentação, exercícios físicos, consumo de produtos ecologicamente corretos e atividades físicas diferenciadas.

Produtos artesanais

Esta tendência, assim como o da hospedagem de sites, só tende a crescer! O comportamento do consumidor tem mudado constantemente, mas depois da pandemia, deu um salto em direção ao virtual e cedeu às campanhas de compra em pequenos produtores ou comerciantes locais.

A matéria prima natural, a possibilidade de personalização, a caraterística da exclusividade dos materiais artesanais, sejam sabonetes, roupas ou móveis encantam. Se sua escolha for no ramo de alimentos ou bebidas, o aroma e o sabor serão sua marca.

Além disso, essa tendência de mercado também pode possibilitar um alto potencial de retorno, uma vez que é possível produzir diversos tipos de produtos artesanais.

Um motor elétrico usado pode se transformar em um leque de soluções para um público-alvo, por exemplo, além de contribuir com a conservação do meio ambiente.

Home Office

Nunca o mundo falou tanto em home office quanto no primeiro semestre de 2020 com a pandemia do Covid-19. Quem pôde, trabalhou de casa, com as dores e as delícias de estar com as crianças, ouvir barulhos dos vizinhos e ficar de pijamas.

Isto abriu os olhos de muitas empresas para a produtividade de seus colaboradores, que melhorou, aliada à economia com aluguel de grandes espaços para abrigar tanta gente, contas de luz altíssimas e a máxima que diz que funcionário feliz rende mais no trabalho.

O Home Office é uma modalidade de trabalho que está presente em inúmeras segmentos. Até mesmo os ramos operacionais, como indústrias de dobra de chapa, entre outros negócios, estão subdividindo tarefas entre os serviços presenciais e as atividades em home office.

Já outras empresas dedicaram seus esforços à migração dos seus espaços físicos para o digital. Como resultado, é possível obter diversos benefícios e vantagens, além de reduzir os custos empresariais!

Segurança digital

A segurança digital e a proteção total dos dados é o sonho de grandes e pequenas corporações. Em um mundo que deu um salto e mergulhou quase que completamente na era digital, devido à pandemia do Covid-19, ela nunca foi tão importante, seja para proteger a si ou aos dados de seus clientes.

Novas ferramentas de segurança são criadas a cada dia, deixando claro que esta tendência veio pra ficar.

Realidade virtual

Você deve lembrar de quando a realidade virtual estava bem longe de ser uma realidade, né? Os filmes mostravam como se fosse algo inalcançável, mas bem desejável. Pois bem, chegou a hora!

A área de games é a tendência mais relevante na realidade virtual, mas, seguindo esta mesma linha, a realidade virtual tem sido usada para proporcionar experiências únicas de viagens e sensações.

Outra grande tendência é usar a realidade virtual como coadjuvante no tratamento de fobias de altura ou animais, por exemplo.

Envelhecer melhor

Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas têm se conscientizado de que não basta estar vivo, tem que estar saudável, independente e, acima de tudo, feliz.

A internet e as redes sociais têm sido a principal atividade de lazer de idosos, em especial neste momento de pandemia, aproximando familiares, aprendendo receitas, adquirindo novos hobbies.

Esta tendência permite uma série de nichos de um mesmo mercado. E veio para ficar!

LGBTQ+

As transformações sociais entraram com tudo na vida corporativa. Seja pelas campanhas em favor da diversidade ou da conquista dos direitos civis, a comunidade LGBTQ+ tem ocupado espaço não só na produção de bens, produtos e geração de empregos, mas também no mercado de consumo.

Como escolher?

Agora que você já sabe quais negócios são tendências, como escolher um deles para empreender? Nossa dica é se perguntar: o que te move? Onde você se encaixa? O que seus potenciais clientes precisam?

Para ter estas respostas, além de autoconhecimento, é necessário conhecer o mercado.

Aquela regrinha de sempre: fazer um plano de negócios, pesquisar, planejar, conhecer seus concorrentes, pensar nas estratégias de marketing, descobrir onde usar sua criatividade e dar o melhor para quem precisar de seus produtos ou serviços.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.