Nasdaq investe em tecnologia anti-lavagem de dinheiro com novo sistema baseado em IA

0

O grupo Nasdaq disse na quarta-feira que está lançando uma tecnologia para ajudar os bancos comerciais e de varejo a automatizar as investigações contra a lavagem de dinheiro, à medida que se expande para o mercado de software de crime financeiro.

O sistema usa tecnologia avançada de inteligência artificial (IA).

Automatização

A empresa espera que o sistema possa tornar mais rápido e mais barato para os bancos e outras instituições financeiras filtrarem o dilúvio de alertas sinalizando possíveis casos de lavagem de dinheiro gerados por sistemas de monitoramento de transações bancárias.

O processo de investigação de alertas, que pode potencialmente chegar a 300.000 por mês, é atualmente manual, tornando-o caro e trabalhoso, disse Nasdaq.

Os bancos geralmente lançam uma ampla rede para capturar atividades ilícitas, de modo que a grande maioria desses alertas acaba sendo falsa.

“Os bancos estão preocupados com essa ampla rede por causa do custo”, disse Darren Innes, chefe de soluções do lado da venda e da compra na Nasdaq. “Estamos dando a eles a oportunidade de reduzir esse custo”.

Os bancos viram o número de alertas aumentar durante a COVID-19 à medida que as tentativas de atividades ilícitas aumentavam, disse Innes.

Anti-lavagem de dinheiro

Embora a Nasdaq seja há muito tempo um fornecedor de tecnologia de mercado, incluindo sistemas de vigilância comercial, o lançamento marca a incursão do grupo no setor de anti-lavagem de dinheiro.

Ele vem à medida que bancos e outras empresas financeiras procuram automatizar muitos de seus processos mais caros e complexos de back office para reduzir custos e aumentar a eficiência.

“Temos pensado longa e duramente em como queremos ir além da vigilância comercial”, disse Valerie Bannert-Thurner, vice-presidente sênior e chefe de soluções e tecnologia de mercado da Nasdaq.

“É um lançamento de produto, mas estrategicamente é um lançamento além da vigilância comercial. Temos grandes ambições no espaço”.

O novo sistema da Nasdaq, que foi construído com a startup britânica Caspian, reúne os dados necessários para conduzir uma investigação e analisa as informações usando um software que replica a tomada de decisões humanas, disse a empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.