Se você está no vermelho e busca alternativas para negociação de dívidas do cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades que estejam em atraso com bancos ou financeiras, saiba que existe uma oportunidade!
Fique atento ao Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Trata-se de uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com apoio da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP). Mas corra, porque a campanha vai até o dia 31 de março.
“Considerando a situação de endividamento em todo o Brasil, acreditamos que este tipo de iniciativa, dos mutirões, é de extrema importância, pois oferece ao consumidor a oportunidade de renegociar as suas dívidas e de equilibrar suas finanças”, disse o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Ricardo Blattes.
Já o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, alerta que é preciso atenção para evitar que uma dívida se perpetue: “A parcela de consumidores brasileiros superendividados é considerável e os mutirões têm oportunizado negociações que beneficiam os consumidores. Contudo, a Senacon está vigilante às práticas de negociação que se caracterizam em balcão de novas contratações originando a perpetuação de dívidas”.
A saber, as negociações podem ser feitas diretamente no portal consumidor.gov.br, da Senacon, em que o consumidor acessa por meio de conta Gov.br categoria prata ou ouro, ou com o banco ou financeira.
Em relação aos descontos, o abatimento e os prazos especiais dependem de cada instituição.
Confira também: BAIXOU a taxa de juros do EMPRÉSTIMO CONSIGNADO INSS! Confira o novo limite
Na página sobre o Mutirão Nacional, você encontra vídeos mostrando o passo a passo sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação de dívidas.
Em resumo, as etapas são:
Por fim, é interessante mencionar que no último mutirão, realizado em novembro do ano passado, mais de 2,3 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo alívio financeiro imediato para os endividados.
Caso o consumidor esteja superendividado, ou seja, impossibilitado de quitar e manter a sua subsistência ou a de sua família, a orientação é procurar o Procon mais próximo e pedir orientação. O Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento.
Com informações da Febraban e da Agência Brasil
Leia ainda: BOLSA FAMÍLIA: Saiba tudo sobre a convocação do CRAS na operação pente fino
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…