Mutação causou segunda onda da Covid-19 na Europa, afirma estudo

Conforme aponta o estudo, quatro em cada cinco casos novos de covid-19 no Reino Unido aconteceram devido a essa modificação no vírus

1

Um estudo realizado pelas universidades “ETH Zürich” e “Universidade de Basel”, ambas na Suíça, revelou que uma nova mutação da Covid-19, chamada de “20A.EU1”, é a grande responsável pela segunda onda da pandemia na Europa.

Leia também: Proposta prevê punição a quem se recusar a tomar vacina contra Covid-19

Até hoje, centenas de mutações do novo coronavírus já foram identificadas na Europa, no entanto, poucas foram tão difundidas pelo continente quanto esta.

Inicialmente, explica o estudo, a mutação foi rastreada na Espanha, mas logo se espalhou para países que estão enfrentando a segunda onda da covid-19 como, por exemplo, o Reino Unido.

Segundo o estudo, que ainda não foi publicado em um uma revista científica, a mutação, provavelmente, originou-se em trabalhadores agrícolas no nordeste espanhol, onde foi registrada pela primeira vez em junho.

Covid-19 coronavírus
O estudo revelou que a nova mutação da Covid-19, chamada de “20A.EU1”, é a grande responsável pela segunda onda da pandemia na Europa. (Foto: Reprodução)

 

Conforme aponta o estudo, quatro em cada cinco casos novos de covid-19 no Reino Unido aconteceram devido a essa modificação no vírus. O estudo apontou que a mutação está presente em 12 países da Europa, assim como em Hong Kong e na Nova Zelândia.

Os cientistas não conseguiram concluir se a mutação é mais perigosa do que o vírus original, pois, segundo eles, a ausência de sequenciamento consistente e uniforme em toda a Europa limitou os esforços.

Em sua conta no Twitter, a cientista Emma Hodcroft, uma das autoras do estudo, disse não acreditar que essa mutação do coronavírus tenha algum impacto na imunização das vacinas contra a covid-19 que estão sendo testadas.

1 comentário
  1. […] Leia também: Mutação causou segunda onda da Covid-19 na Europa, afirma estudo […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.