A Polícia Civil de Fortaleza prendeu nesta quinta-feira (8) a funcionária de uma lotérica acusada de desviar verba do auxílio emergencial. No total, estima-se que ela tenha roubado mais de 150 beneficiários, com um total acima de R$ 1 milhão.
O desvio era realizado através das senhas. O trabalho da funcionária era alterar as senhas de acesso de beneficiários do auxílio emergencial e entrega-las a outras pessoas para que estes fizessem as transferências dos valores para outras contas. A polícia a acusou de estelionato, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistemas de informações.
Para conseguir os dados os golpistas surpreendiam os beneficiários com mensagens no celular solicitando o CPF e a senha, afirmando que estavam fazendo o recadastramento, que era falso. Em seguida, a funcionária repassava as informações para outros golpistas, que também estão na mira da polícia.
Além do Ceará, foram identificadas vítimas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Goiás, Paraná e Distrito Federal.
Diante do universo da tecnologia, existem dicas de segurança que devem ser sempre consideradas, para garantir que você não seja vítima de um golpe como esse. Confira dicas da Caixa Econômica:
A Caixa Econômica não pede senha, números de cartão ou de documentos. Quando a Caixa entra em contato, é ela quem fornece os dados para que você confirme, nunca o contrário. Portanto, se receber uma ligação informando ser da Caixa e oferecendo, por exemplo, um aumento de limite no seu cartão e que para isso ser possível você deve fornecer o número do seu cartão e sua senha, saiba imediatamente que se trata de um golpe. Não forneça os seus dados.
A Caixa também não envia nenhum tipo de link de acesso por SMS. Caso receba, pode desconfiar e não clique ou responda.
Aqui estamos falando da atuação em uma agência bancária. O golpista oferece ajuda para a vítima no autoatendimento, geralmente quando a agência está fechada. Quando a vítima entrega o cartão, rapidamente ele o troca, diz que não tem mais problema algum e vai embora. Até a vítima perceber que o cartão foi trocado, procurar o banco ou consultar o aplicativo pelo celular, já é tarde demais e valores foram sacados ou transferidos da conta.
Portanto, não aceite ajuda de terceiros. Sempre que houver necessidade, peça ajuda para algum empregado da agência.
Vai cadastrar sua chave Pix? Use somente os canais oficiais da Caixa: Internet Banking, aplicativo Caixa, aplicativo Caixa Tem.
Se você clicou em um link ou abriu um arquivo que considere suspeito, se vierem em nome da Caixa, reporte isso pelo e-mail abuse@caixa.gov.br. Além disso, feche o site ou apague o arquivo em questão, passe um antivírus no seu celular ou computador.
Desconfie de remetentes estranhos nos e-mails e mensagens recebidas, pois podem ser indicativos de fraude.
Fique atento com as mensagens de ter recebido cupons de desconto para compras online. Evite clicar em links recebidos por fontes desconhecidas. Prefira acessar as páginas oficiais das lojas de compras e verificar se existem promoções disponíveis de fato.
Veja ainda: Bolsa Família: Pagamento em dobro na pandemia é aprovado; veja os próximos passos
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…