Mudanças na funcionalidade do Google Fotos

Agora, mídias que tenham origem em redes sociais não serão mais automaticamente armazenadas

0

O elevado consumo de Internet no mundo inteiro por causa da pandemia de coronavírus fez com que o Google precisasse rever o funcionamento do seu Google Fotos. Isso porque há muito mais pessoas navegando em redes sociais no momento e o compartilhamento de mídias diversas está bem maior.

Antigamente, elas eram salvas imediatamente no Google Fotos e o internauta não precisava ter medo de perder o arquivo. Entretanto, isso se tornou inviável no momento, com um volume tão maior de publicações.

Dessa forma, o Google não salvará mais essas mídias de forma automática, inclusive por boa parte do que é compartilhado não tem necessidade de ser salvo e usará um espaço que poderia ser útil para o internauta guardar algo que ele realmente achasse necessário.

É claro que nem todos os usuários do Google Fotos e das redes sociais ficaram felizes com isso, já que eles estavam acostumados a não precisar se preocupar com o salvamento das mídias porque o Google Fotos cuidava disso automaticamente.

Porém, ainda existem meios de manter mídias vindas do Instagram ou do WhatsApp salvas nesse serviço: é só realizar a habilitação manual.

Na realidade, não são apenas as mídias provenientes do Instagram ou do WhatsApp que não estão mais sendo salvas automaticamente pelo Google Fotos: isso se dá também com Helo, Messenger, Twitter, LINE, Snapchat, Viber e Messages.

Provavelmente, assim que a situação mundial se normalizar, o Google voltará a permitir que o Fotos faça o armazenamento automático, já que a maior parte das pessoas não estará em casa, como agora. Até lá, porém, fica a critério do usuário escolher quais são as mídias que ele não quer perder e solicitar manualmente ao Google Fotos que a salve.

O que acontecerá com o que já está no Google Fotos?

Apesar dessa mudança de configuração, a plataforma assegura que nada do que já foi salvo lá previamente será excluído. Por isso, quem já tinha mídias vindas das redes sociais armazenadas no Google Fotos continuará podendo acessá-las lá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.