Mitos e verdades sobre o Raio-X, confira

0

Grávidas podem fazer exame de raio-x? Existem exames que emitem mais radiação do que a radiografia? Quem usa marca-passo ou pinos metálicos não pode fazer exame de raio-x? Esses são apenas alguns dos mitos e verdades sobre o assunto! Confira abaixo quais estão corretos!

O raio-X é um exame de imagem, do tipo não invasivo. Geralmente, ele é solicitado quando o profissional da saúde deseja investigar se há alguma fratura ou outras condições nos tecidos moles, como doenças pulmonares.

Exame de raio-x
Exame de raio-X. Foto: Pixabay.com

Mitos e verdades sobre o Raio-X

  • Grávidas podem fazer exame de raio-x.

VERDADE. Apesar de não ser aconselhável, gestantes podem sim realizar exames de raio-x desde que ele seja extremamente essencial e não envolva a região da barriga, que deve estar devidamente protegida. Dessa forma, o feto não ficará exposto à radiação e terá chances de ter malformações diminuídas.

Na dúvida, converse antes com o médico e veja quais são os riscos de fazer o exame ou esperar até o final da gestação.

  • Quem usa marca-passo ou pinos metálicos pode fazer exame de radiografia.

MITO. O marca-passo e os pinos impedem a passagem de radiação. Contudo, pacientes que tem algum desses objetos podem sim se submeter a exames de raio-x, visto que ele não produz radiação eletromagnética e não causará danos a eles.

  • Existem exames que emitem mais radiação do que a radiografia.

VERDADE. A tomografia a mamografia, que também são exames de imagem, emitem mais radiação do que o raio-x.

  • Radiografia e ressonância magnética é a mesma coisa.

MITO. Na ressonância magnética não é usada a radiação ionizante. Ela se baseia na ressonância magnética de átomos de hidrogênio, sendo possível ser realizada em gestantes, sem representar perigo para o feto. Já, no exame de raio-x, assimo como na tomografia, é utilizada a radiação ionizante.

Leia também:
– Infectologista prevê 6 mil mortes diárias por Covid-19 e defende lockdown: “O colapso já chegou”
– Torta de manga fit: receita saudável e perfeita para a sobremesa; saiba fazer

Acesse o site do Brasil 123 diariamente e siga nossas redes sociais para acompanhar mais dicas de saúde e bem-estar, bem como as principais notícias do Brasil e do mundo.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.