Mitos e verdades sobre o pilates, confira

0

Pilates é indicado para mulheres grávidas? E para idosos? Ioga e pilates são a mesma coisa? Ele substitui a musculação? Ele ajuda a crescer? Pilates melhora a postura? São vários os mitos e verdades sobre o pilates, por isso abaixo você confere mais detalhes sobre a prática!

O pilates possui vários benefícios à saúde, como correção da postura, relaxamento, flexibilidade, dentre outros. Confira os mitos e verdades sobre o pilates, a atividade física que foi criada por Joseph Pilates.

Mitos e verdades sobre o pilates

  • É indicado para mulheres grávidas.

VERDADE. Ele prepara o corpo para o momento do parto, pois fortalece o períneo (assoalho pélvico). Bem como, ajuda a prevenir e aliviar dores na lombar e corrigir a postura corporal que é alterada devido ao peso extra da barriga.

  • É indicado para idosos.

VERDADE. Por ser uma atividade física de baixo impacto e por contar com a supervisão constante de um profissional, é indicado para idosos e pessoas de qualquer faixa etária (inclusive crianças). No caso dos idosos, auxilia na melhora do equilíbrio e da postura, na flexibilidade, na socialização e até na autoestima.

  • Ioga e pilates são a mesma coisa.

MITO. Um dos mitos e verdades sobre o pilates mais disseminados por aí, com certeza. O pilates é uma atividade física que busca unir o corpo e a mente, ao controlar os músculos do corpo, sendo mais um exercício de força.

Já, o ioga é a busca por um estado de consciência, sendo que objetiva trabalhar corpo e mente juntos.

  • A atividade melhora a postura.

VERDADE. Durante os exercícios de pilates a musculatura do abdômen é fortalecida, o que diminuirá o esforço atribuído à coluna. Bem como fará exercícios de alongamento e flexibilidade, que também ajudam a melhorar a postura.

  • Ele substitui a musculação.

MITO. Mais um mito na lista de mitos e verdades sobre o pilates! A musculação e o pilates são atividades complementares, visto que a primeira é mais voltada para aqueles que objetivam ganhar massa e tônus muscular.

  • Pilates ajuda a crescer.

MITO. Por fim, na lista de mitos e verdades sobre o pilates, temos que devido a reeducação da postura, o praticante vai ter a falsa sensação de ganhar alguns centímetros. Mas, na verdade, ele não cresceu, só melhorou a postura.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.