Mitos e verdades sobre o feminismo, saiba mais

3

O feminismo luta por uma sociedade sem homens? Feministas podem depilar e usar roupas sensuais? Feminismo é o contrário de machismo? Apesar do movimento ser antigo, o tema ainda é muito controverso. Por isso, confira abaixo alguns mitos e verdade a respeito do assunto.

É um movimento que luta pela igualdade de gênero e questiona vários costumes e tradições que foram impostos às mulheres pela sociedade.

Mitos e verdades sobre o feminismo

  • O movimento luta por uma sociedade sem homens.

MITO. O movimento luta por uma sociedade em que todxs tenham direitos iguais. O objetivo não é acabar com os homens, mas sim com o machismo e com a desigualdade de gênero. A maioria das mulheres que atuam no movimento não defende nenhum tipo de desigualdade e não deseja uma sociedade sem homens.

  • Feministas podem depilar e usar roupas sensuais.

VERDADE. Uma das grandes lutas do movimento é a autonomia da mulher sobre o próprio corpo. Assim, se uma feminista quiser depilar a axila, tudo bem. Mas, se a outra não quiser depilar, tudo bem também.

O corpo é da mulher e é ela que tem o poder de decidir o que vai fazer, é simples. Nenhum homem ou outra mulher tem o direito de decidir sobre o corpo alheio. Assim, para ser feminista não é preciso ter axilas cabeludas ou defender o aborto, basta defender o direito de cada uma decidir o que vai fazer com seu próprio corpo.

  • Feminismo é o contrário de machismo.

MITO. A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adiche disse “uma feminista é uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica”. Assim, os termos não são opostos, visto que o movimento feminista luta pela igualdade de gênero, enquanto o machismo visa perpetuar o mito da superioridade masculina.

O objetivo é acabar com a opressão de gênero imposta pelas sociedades patriarcais e não tem a intenção de oprimir os homens ou acabar com eles.

Leia também:
Simone de Beauvoir: Pensamentos, frases e feminismo
O que ajuda a baixar a pressão: Quais os métodos mais saudáveis

Para mais dicas de saúde e bem-estar siga a página do Brasil 123 no Facebook.

Leia Também:

3 Comentários
  1. […] Os defensores do machismo acreditam que homens e mulheres tem papéis distintos na sociedade, que os homens são superiores e, por isso, são contra a igualdade de gênero. […]

  2. […] Mitos e verdades sobre o feminismo, saiba mais […]

  3. […] Leia mais: Mitos e verdades sobre o feminismo, saiba mais […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.