Descubra 5 mitos e verdades sobre a saúde mental!

2

Em tempos de pandemia do coronavírus doenças como a depressão passaram a ter mais atenção. Consequentemente, surgiram vários mitos e verdades sobre a saúde mental. Confira abaixo o que é verdade e o que não é!

Por causa do isolamento social e de toda a incerteza ligada a pandemia muitas pessoas desenvolveram algum tipo de ansiedade ou depressão. De acordo com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde: “o isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo sofrimento causado pela perda de renda e, muitas vezes, de emprego.”

Mitos e verdades sobre a saúde mental

1)Depressão pode impedir uma pessoa de trabalhar.

VERDADE. Estar depressivo não é a mesma coisa que estar triste. A depressão é um transtorno tão forte que causa perda da capacidade de sentir prazer e alterações em diversos aspectos da vida, como sono e apetite.

Para exemplificar, pessoas depressivas podem apresentar dificuldade de concentração e raciocínio, o que por si só já são um impeditivo para o trabalho.

2)Pânico e medo são a mesma coisa.

MITO. Em segundo na lista de mitos e verdades sobre a saúde mental está a confusão que as pessoas fazem ao não distinguir pânico e medo.

O pânico é um sentimento paralisante e intenso, é um medo que a pessoa não consegue controlar. Já, o medo é uma reação natural e ligada ao instinto de sobrevivência.

3)A ansiedade excessiva pode ser um transtorno mental.

VERDADE. A ansiedade pode se manifestar de forma mais branda, que é natural, principalmente diante das incertezas dos dias atuais. Mas pode ser generalizada, sendo neste caso um transtorno mental.

4)Força de vontade é a cura para os transtornos mentais.

MITO. Essa frase é clássica entre os mitos e verdades sobre a saúde mental. Até hoje algumas pessoas não entendem que transtornos mentais são doenças. Dessa forma, precisam de acompanhamento médico e, às vezes, medicamentos para melhorarem.

5)Quem tem mudança de humor com frequência é bipolar.

MITO. O transtorno bipolar é um quadro patológico e as alterações de humor nem sempre estão ligadas a fatos cotidianos. Atualmente o termo bipolar é, na maioria das vezes, usado de forma errônea. É natural sentir felicidade e tristeza no mesmo dia, por exemplo.

Quais dos mitos e verdades sobre a saúde mental você não conhecia? Qualquer dúvida, deixa seu comentário! Até mais!

2 Comentários
  1. Christian Mai Rodrigues Diz

    Sim, é tudo verdade acerca das afirmações sobre a saúde mental,supra citadas. Luto contra a depressão há décadas e sei muito bem como ela é incapacitante!!

  2. […] têm maior probabilidade de apresentar outros problemas de saúde mental. É provável que tenham sofrido algum tipo de trauma na infância, embora o trauma em si não […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.