Mitos e verdades sobre a quimioterapia

1

A quimioterapia causa queda de cabelos? E ganho de peso? O gengibre traz benefícios para pacientes que estão fazendo o tratamento? O consumo de graviola deve ser evitado durante a quimioterapia? Existem vários tipos de tratamento contra o câncer, sendo a quimio um deles, por isso é importante saber alguns mitos e verdades sobre o tema!

A quimioterapia é um tratamento bastante utilizado no combate ao câncer, sendo que ela consiste na aplicação de drogas que prejudicam ou até mesmo impedem a divisão das células e, consequentemente, atrasam o crescimento do tumor.

Apesar de ser um tratamento eficaz, ainda não é possível direcioná-lo apenas às células cancerígenas. Dessa forma, algumas células saudáveis também são atingidas.

Mitos e verdades sobre a quimioterapia

  • Toda quimioterapia causa queda de cabelos.

MITO. É um efeito colateral comum, mas não acontece em 100% dos casos. A queda de cabelos vai depender da combinação de medicamentos utilizados na quimioterapia, bem como do organismo de cada paciente.

  • O gengibre traz benefícios para os pacientes que estão fazendo quimioterapia.

VERDADE. Ele possui uma substância chamada gingerol, que possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. O gengibre é conhecido por aliviar sintomas como enjoo, náuseas e vômitos. Além disso, ele possui ação anti-inflamatória, aliviando dores musculares, artrite, asma, tosse.

  • A quimioterapia causa ganho de peso.

MITO. Muitas pessoas acham que esse mito é uma verdade absoluta. O que de fato acontece é que algumas interações medicamentosas podem levar ao ganho de peso. Outros dois fatores que colaboram são as alterações hormonais e a falta de atividade física.

  • Consumir graviola durante o tratamento pode fazer mal à saúde.

VERDADE. A graviola, também conhecida como jaca de pobre, é fonte de fibras e vitaminas. Porém, possui propriedades que podem fazer mal ao fígado e rins durante a quimioterapia. Na dúvida, consulte um médico oncologista.

Leia também:
Como montar o enxoval do bebê? Confira dicas e passo a passo
Pudim de espinafre: veja receita vegetariana doce e diferente

Acesse diariamente o site do Brasil 123 e curta a página do Facebook para acompanhar todas as notícias sobre saúde e bem-estar, bem como política, economia e esportes.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.