Mitos e verdades sobre a hepatite B, confira

0

A hepatite B pode ser transmitida por meio de relação sexual sem preservativo? Quem tem a doença pode doar sangue? Ela tem cura? O beijo na boca transmite a hepatite B? São inúmeros os mitos e verdades sobre a hepatite B e abaixo você confere as respostas para estas perguntas!

A hepatite B é causada pelo vírus VHB, que infecta as células do fígado, principalmente. É uma doença que pode ser evitada, pois já existe vacina para preveni-la, ao contrário da hepatite C que ainda não tem vacina.

Mitos e verdades sobre a hepatite B

  • A hepatite B pode ser transmitida por meio de relação sexual sem preservativo.

VERDADE. Em primeiro lugar na lista de mitos e verdades sobre a hepatite B temos que, ela pode ser transmitida por meio de relação sexual sem proteção (sêmen e secreções vaginais), mas também por saliva e sangue da pessoa infectada.

  • Ela tem cura – mitos e verdades sobre a hepatite B

PARCIALMENTE VERDADE. Geralmente, o vírus é eliminado naturalmente pelo organismo. Quando  isso não acontece e a hepatite B pode evoluir para uma fase mais grave. Na fase aguda, existem medicamentos para aliviar os sintomas. Já, na fase crônica pode existir a necessidade de um transplante de fígado, se o órgão tiver sido muito danificado pela doença.

A melhor forma de combater a hepatite B é a prevenção. Existe a vacina contra o vírus VHB, que deve ser tomada em 4 doses. Sendo a primeira logo ao nascer, a segunda com 2 meses, a terceira com 4 meses e a última com 6 meses.

  • Quem tem a doença pode doar sangue.

MITO. Mesmo se a doença estiver controlada, o portador da hepatite B não poderá doar sangue.

  • O beijo na boca transmite a hepatite B.

MITO. Por último, na lista de mitos e verdades sobre a hepatite B temos que, via de regra, o beijo na boca não transmite a doença. Contudo, se existir alguma lesão na boca, pode acontecer a transmissão.

Esses foram apenas alguns mitos e verdades sobre a hepatite B. Na dúvida, procure um médico para realizar exames e tratar a doença precocemente.

Para mais dicas de saúde e bem-estar acesse nossa página do Facebook!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.