Mitos e verdades sobre a gestação de gêmeos

0

É possível ter parto normal na gravidez gemelar? Todos os partos de gêmeos são prematuros? A gestação de gêmeos exige mais atenção? Quem faz reprodução assistida vai engravidar de gêmeos? A gravidez é um período cheio de novidades, mudanças e dúvidas. Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre a gestação gemelar.

Mitos e verdades sobre a gestação de gêmeos

  • A gestação de gêmeos exige mais atenção.

VERDADE. A gravidez de gêmeos pode ocorrer de duas formas, sendo que a primeira é quando mais de um óvulo é liberado durante o ciclo e fecundado por mais de um espermatozoide, neste caso os gêmeos não serão idênticos.

Já, a segunda hipótese de gestação de gêmeos acontece quando um óvulo, após ser fecundado, se divide em dois embriões. Neste caso, os bebês serão iguais e ficarão na mesma placenta.

Nas duas hipóteses o corpo da gestante ficará mais sobrecarregado, sendo que o volume de sangue e a frequência cardíaca da mãe aumentará bastante. Assim, um pré-natal mais minucioso e atento se faz necessário.

  • Não é possível ter parto normal na gravidez gemelar.

MITO. O parto normal pode ser feito na gestação de gêmeos caso ela não tenha tido nenhuma complicação. Além disso, é preciso que na hora do parto os bebês estejam com a cabeça virada para baixo.

  • Todos os partos de gêmeos são prematuros.

MITO. Uma boa parte dos partos de gêmeos ocorre antes da 38ª semana, mas isso não quer dizer que todos serão prematuros. Cada gestação se desenvolve de uma forma, por isso é importante ter uma alimentação balanceada e fazer um bom pré-natal, assim as chances do parto acontecer no tempo normal são maiores.

  • Quem faz reprodução assistida, com certeza, vai ter uma gestação de gêmeos.

MITO. A gestação múltipla vai depender do número de embriões implantados. Mas não só deles, visto que como foi mencionado ali em cima, é possível que um único embrião se divida em dois.

Leia também:
Gravidez de gêmeos e os principais riscos
Complicações durante a gravidez, descubra as principais

Siga a página do Brasil 123 no Facebook para acompanhar outras dicas de saúde e bem-estar!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.