Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana, entenda mais!

1

Vegetarianos consomem leite e derivados? A dieta vegetariana é pobre em proteínas? Vegetarianos podem ter colesterol alto? Vegetarianismo e veganismo são a mesma coisa? Ainda hoje existem muitas dúvidas com relação ao vegetarianismo e abaixo você vai saber quais são os mitos e verdades sobre a dieta vegetariana.

Primeiramente, vale esclarecer que o vegetarianismo possui 4 “divisões”, sendo que a mais comum é o ovolactovegetarianismo, no qual a pessoa não come nenhum tipo de carne, mas consome ovo, leite e derivados.

Porém é possível ser lactovegetariano, quando a pessoa não come carne e ovos, mas consome leite e derivados. Já, os ovovegetarianos, comem ovo, mas não consomem carne, leite e derivados. Por fim,

Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana

  • A dieta vegetariana é pobre em proteínas.

MITO. Vegetarianos não consomem proteína animal. Muitos vegetais são fonte de proteína. Quem segue a dieta vegetariana pode comer feijão, ervilha, soja, espinafre, couve, brócolis etc para ter acesso a proteína.

  • Vegetarianos tem menos chances de ter colesterol alto.

VERDADE. Como não comem nada de origem animal (vegetarianos estritos) esse é um dos mitos e verdades sobre a dieta vegetariana que parece mentira, mas é de fato verdade. Mas, cuidado, não quer dizer que não precisam ficar atentos, visto que outros alimentos, como milho e soja, são fonte de colesterol.

  • Vegetarianos substituem a carne apenas por soja.

MITO. Como falado acima, existem vários alimentos ricos em proteína. Assim como qualquer dieta, a vegetariana precisa ser equilibrada e diversificada.

  • Veganismo e vegetarianismo são a mesma coisa.

MITO. Um dos grandes mitos e verdades sobre a dieta vegetariana! O veganismo é um estilo de vida. Ser vegano significa não usar nenhum produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais ou que explore animais. Ou seja, vai muito além do que você come, sendo correto dizer que todo vegano é vegetariano.

Leia também:
Dieta líquida: veja 3 receitas de sucos da saciedade
3 ótimos motivos para evitar o consumo de carne vermelha

Agora você já aprendeu alguns mitos e verdades sobre a dieta vegetariana! Se quiser pesquisar  receitas para testar em casa, dê uma olhada nas opções que o Brasil 123 compartilha diariamente.

1 comentário
  1. […] carne vermelha é rica em calorias. Então, corte isso de sua dieta diária e você verá um número menor na escala. Já que a maioria das porções de carne é mais […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.