Mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica

2

Após a cirurgia bariátrica o paciente pode comer de tudo sem medo de engordar? Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia? É preciso fazer uma dieta restrita após o procedimento? É possível engravidar após a bariátrica? São muitos os mitos e verdades sobre o tema, por isso confira abaixo quais estão corretos.

Importante destacar que o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza a cirurgia bariátrica, mas desde que o paciente tenha esgotado todos os meios para enfrentar a obesidade. Além disso, é preciso ter Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40 e idade mínima de 16 anos. No caso de IMC maior ou igual a 35 é possível fazer a cirurgia, se a doença estiver associada a alguma comorbidade (diabetes ou hipertensão, por exemplo).

Mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica

  • Após a cirurgia o paciente pode comer de tudo e ele não engordará.

MITO. O paciente não conseguirá comer como antes, mas poderá engordar novamente se não tiver uma alimentação saudável, se comer alimentos muito calóricos, se não praticar exercícios físicos regularmente.

  • É possível engravidar após a cirurgia.

VERDADE. Não existe relação entre a gravidez e a bariátrica. Dessa forma, é possível sim engravidar após o procedimento. O que é recomendado é esperar, pelo menos, 2 anos após a realização dele. Não esqueça de avisar o médico obstetra sobre a cirurgia.

  • Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia bariátrica.

MITO. Como dito lá em cima, para fazer a cirurgia é preciso ter IMC igual ou superior a 40, idade mínima de 16 anos e ter tentado emagrecer fazendo exercícios físicos e dieta.

Para calcular o IMC basta estabelecer a relação entre peso e altura. Divida o peso pelo resultado da altura ao quadrado (IMC = peso/ altura x altura). Quando o resultado é menor que 18,5 kg/m2            ele indica magreza. Se o resultado está entre 18,5 e 24,9 kg/m² indica peso normal. É sinal de sobrepeso quando o resultado está entre 24,9 e 30 kg/m2. Por fim, quando o resultado é maior que 30 kg/m² é indicativo de obesidade.

  • É preciso fazer uma dieta restrita após o procedimento.

VERDADE. Logo após a cirurgia bariátrica o paciente deverá fazer uma dieta líquida, que depois vai evoluir para uma pastosa. Somente após um mês do procedimento que poderá comer sem restrições.

2 Comentários
  1. […] de um procedimento de cirurgia bariátrica. Essa cirurgia realiza-se através de um laparoscópio, sendo uma abordagem bem menos invasiva que […]

  2. […] Embora existam diferenças do sobrepeso e obesidade, uma das melhores formas de superar o desafio que é a luta contra a obesidade, é passando por uma cirurgia bariátrica. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.