Mitos e verdades sobre a cirrose, confira

0

Somente alcóolatras tem cirrose? Existe cura para a doença? A automedicação pode levar à cirrose? Esses são apenas alguns dos mitos e verdades sobre a cirrose. Aprenda abaixo um pouco mais sobre ela e veja as respostas para essas perguntas!

O fígado é um órgão que possui várias funções, como a de filtrar microrganismos, sintetizar o colesterol, produzir proteínas como a albumina, secretar a bile e armazenar glicose. A cirrose é uma doença crônica que atinge o fígado e se caracteriza pela formação de fibrose e nódulos que impedem a circulação do sangue.

Mitos e verdades sobre a cirrose

  • Somente alcóolatras tem cirrose.

MITO. Um dos maiores mitos sobre a cirrose! O álcool sempre leva a culpa de ser o responsável pela doença. Apesar de ser o principal responsável, existem outros fatores de risco. Assim, além do consumo excessivo de álcool, as hepatites B e C, a hepatite autoimune e o uso de certos medicamentos podem causar a cirrose.

  • A automedicação pode levar à cirrose.

VERDADE. Alguns medicamentos, se utilizados por vários anos, podem levar à cirrose. Os sintomas iniciais são mal-estar, queda de pelos e fraqueza. Já, nas fases mais graves, o paciente apresenta icterícia, alterações na pressão arterial, inchaço abdominal e insuficiência hepática.

  • Existe cura para a doença.

PARCIALMENTE VERDADE. Como dito acima, a cirrose é uma doença crônica. O fígado é um órgão com grande capacidade regenerativa, tanto que se acontecer o transplante ou retirada de parte do órgão, em poucos meses ele consegue voltar ao tamanho normal. Contudo, condições como a cirrose, comprometem a capacidade regenerativa do órgão.

O tratamento é no sentido de adiar ou evitar o aparecimento de complicações. Assim, a primeira coisa a se fazer é reconhecer e eliminar o agente que está agredindo o fígado. Como visto, esse pode ser o vírus da hepatite, o álcool ou o uso de algum medicamento. Em casos mais graves, o transplante do órgão pode ser necessário.

Leia também:
– Clamídia: Infecção oligossintomática pode afetar o sistema reprodutivo feminino
– Entenda os benefícios da cirurgia plástica para a autoestima

Para mais dicas de saúde e bem-estar siga nossas redes sociais!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.