Mitos e verdades sobre a água, descubra quais são!

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Para ser saudável é preciso beber 2 litros de água por dia? A ingestão de água ajuda a emagrecer? A água gelada é mais eficiente para matar a sede? O ser humano pode passar mal caso beba muita água? Abaixo você confere os mitos e verdades sobre a água, descubra quais são verdadeiros e quais são frutos da crença popular.

O corpo humano é formado por, aproximadamente, 60% de água e ela é responsável pelo transporte de substâncias entre as células e regulação da temperatura corporal. Sendo assim, é o líquido mais importante e, literalmente, não é possível viver sem ele.

Mitos e verdades sobre a água

  • Beber água ajuda a emagrecer.

VERDADE. É um dos mitos e verdades sobre a água que parece mentira, mas é verdade! A ingestão de água vai proporcionar a sensação de saciedade, ajudar no funcionamento do intestino, na eliminação de toxinas e na aceleração do metabolismo.

É claro que, além da ingestão de água, você precisa ter uma alimentação saudável e balanceada, bem como praticar exercícios físicos com frequência.

  • Água gelada é mais eficiente para matar a sede.

MITO. Pensando somente na questão da sede, a água ingerida pode ser quente, morna ou fria e cumprirá com o propósito de hidratar. O que muda de pessoa para pessoa é a sensação causada pela temperatura da água. Para ilustrar, certas pessoas só sentem que a sede acabou quando tomam água gelada.

  • O ser humano pode passar mal caso beba muita água.

VERDADE. Os rins possuem uma certa capacidade de filtragem, caso a pessoa beba MUITO mais água do que eles podem filtrar, o sangue pode ficar saturado de água.

  • Todos precisam beber, no mínimo, 2 litros de água por dia.

MITO. É uma frase muito dita por aí e precisa ser esclarecida na lista de mitos e verdades sobre a água. Apesar da maioria acreditar que ela está correta, ela é um mito. A quantidade que cada pessoa deve ingerir por dia vai depender de uma série de fatores individuais.

Bebês precisam beber menos água que adultos. Grávidas necessitam de uma quantidade maior de água. Assim, a quantidade vai depender do organismo de cada pessoa e “2 litros” foi um padrão inventado, mas que não é regra.

1 comentário
  1. […] alimentos que contenham muita água. Esses alimentos incluem frutas e […]

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