Ministro do STF pode chefiar pasta em governo de Lula

O governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), poderá contar com a participação de um dos ministros que hoje compõem o quadro de 11 magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF), corte máxima do Judiciário brasileiro.

De acordo com a jornalista Julia Dualibi, o ministro em questão é Ricardo Lewandowski. Segundo a comunicadora, ele é cotado para assumir o Ministério da Defesa, comandado hoje por Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ou a pasta da Justiça e Segurança Pública, chefiada atualmente por Anderson Torres.

Em maio do ano que vem, Ricardo Lewandowski se aposentará, pois completará 75 anos, que é a idade limite para membros do tribunal atuarem segundo a Constituição. Segundo Julia Dualibi, caso o convite para assumir uma pasta no governo realmente acontece e ele aceite, sua aposentadoria poderia ser antecipada para janeiro, quando Lula tomará posse.

“A decisão de Ricardo Lewandowski, caso antecipe sua aposentadoria, ajudaria na composição dos ministérios de Lula. Além disso, faria o presidente eleito iniciar seu mandato com uma indicação para o Supremo”, relatou Julia Dualibi, que revelou, todavia, que Ricardo Lewandowski também tem o desejo de ocupar o cargo de embaixador brasileiro em Lisboa, capital de Portugal.

Ricardo Lewandowski, ministro do STF, é cotado para assumir o Ministério da Defesa ou a pasta da Justiça e Segurança Pública. (Foto:  Agência Brasil)

Antes de ser indicado em 2006 pelo próprio Lula para ocupar a vaga que era de Carlos Velloso, Ricardo Lewandowski era desembargador de Justiça em São Paulo. Hoje, ele, que é do Rio de Janeiro, além de ministro da corte, atua como professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Além dele, que presidiu o STF de 2014 a 2016, período que englobou o impeachment de Dilma Rousseff (PT), o Supremo também perderá a ministra Rosa Weber. Assim como Ricardo Lewandowski, ela, que hoje é a presidente do Supremo Tribunal Federal, completará 75 anos e terá que se aposentar compulsoriamente.

Leia também: STF diz que Bolsonaro reconheceu derrota nas urnas

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

7 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago