Ministro da Educação ganha moral com Bolsonaro em meio às denúncias sobre interferência no Enem

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e também o Ministério da Educação estão em foco na política, muito por conta de uma suposta interferência do governo no vestibular, o mais importante do Brasil.

Todavia, apesar da polêmica, existem aqueles que estão com a moral crescendo. É o caso do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que, de acordo com a jornalista Andreia Sadi, da “Globo News”, tem se fortalecido junto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por conta da maneira com que ele tem se portado sempre que o governo é acusado de interferir ideologicamente na área.

Segundo a jornalista, ministros políticos do governo explicam que Milton Ribeiro está seguindo o que se propôs a fazer: atuar ao lado do governo. Isso porque ele foi chamado para assumir a pasta com uma missão: manter a área da Educação no setor ideológico do governo.

Antes dele, o ministério era comandado Abraham Weintraub, demitido após chamar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de “vagabundos” durante uma reunião ministerial. Na ocasião, Bolsonaro tentou continuar com o antigo ministro no cargo, mas, após uma grande pressão, o chefe do Executivo acabou entregando a cabeça de Weintraub por sobrevivência política.

Com isso, ele precisou escolher alguém que continuasse à gestão de Weintraub, um dos mais ideológicos ministros do governo Bolsonaro. Hoje, segundo Andreia Sadi, a agenda de educação do governo tem por objetivo atender à visão distorcida e preconceituosa ou alinhada a “fake news” divulgadas pelo presidente sobre diversos temas, como a ditadura militar.

Nesse sentido, explica a jornalista, fontes revelaram que, na visão de aliados de Bolsonaro, para administrar a pasta de Educação, o ministro precisa estar ciente da missão e executar a agenda ideológica.  É exatamente por isso que, de acordo com um ministro, Milton Ribeiro tem ganhado força.

Isso porque, sempre que aparece alguma acusação de interferência ideológica na área, ele age a favor do governo. “Isso aí vai enfraquecer Ribeiro? Ele está ali para executar a política de Bolsonaro. Essa crise só vai fortalecê-lo mais”, afirmou um ministro.

Leia também: STF decide que ordens judiciais que obrigaram desconto na mensalidade escolar são inconstitucionais

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

48 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago