A primeira semana do governo Lula já apresenta algumas questões sérias envolvendo ministros. O primeiro e precoce processo de fritura é referente à Ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Daniela Carneiro, do União Brasil, é acusada de ter apoio e influência de milicianos em sua candidatura para deputada federal. A Ministra do Turismo é esposa de Waguinho, atual prefeito da cidade de Belford Roxo, Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro.
Daniela Carneiro, ou Daniela do Waguinho, como também é conhecida devido ao seu marido ser prefeito, é deputada federal e foi escolhida para assumir o Ministério do Turismo. Porém, sua indicação para Ministra do Turismo ocasionou na primeira grande turbulência na Esplanada.
A possível relação da Ministra do Turismo com milicianos é antiga. A reeleição de Daniela ao Congresso também foi apoiada por Fábio Augusto de Oliveira Brasil, conhecido como “Fabinho Varandão”.
Fabinho Varandão é acusado de chefiar um grupo de milicianos em mais de dez municípios de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ele que também é vereador pelo MDB, fez campanha para a reeleição de Daniela para o Congresso.
Em outra postagem na sua rede social, Fabinho comenta estar orgulhoso pela nova jornada de Daniela, agora como Ministra do Turismo.
Apesar do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva ceder 3 ministérios para o União Brasil, o partido por inteiro não apoia o novo governo. Mesmo com nomes no primeiro escalão do governo, como a Ministra do Turismo, outra base do partido segue rejeitando a aliança com o novo governo.
Além disso, alguns políticos da base do União Brasil criticam a indicação de Daniela Carneiro para compor o ministério do turismo, segundo eles, a agora, Ministra do Turismo apresenta uma baixa representatividade do partido.
Os ministros Daniela, Waldez Góes (Integração Nacional) e Juscelino Filho (Comunicações) fazem parte da cota do União Brasil. A negociação para que eles ocupassem os cargos foi feita pelo ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Nesse sentido, Alcolumbre resolveu indicar um aliado regional – Góes, que é ex-governador do Amapá e filiado ao PDT, deve ir para o União Brasil. O senador também participou da escolha dos deputados e, para isso, ouviu diferentes alas da legenda.
O União Brasil, partido da Ministra do Turismo, não viu com bons olhos a indicação dela para assumir a posição. Com os olhos do partido voltados para as próximas eleições no Congresso, o partido diz que ela apresenta baixa representatividade e não conseguiria trazer mais votos para o partido.
Além disso, vale lembrar que Daniela Carneiro, é apontado o fato de ela ter chegado ao União Brasil apenas em 2022 e ter o primeiro mandato no Congresso iniciado em 2018. Não há, portanto, qualquer garantia dos colegas de bancada para socorrer a parlamentar do Rio.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…