Ministério faz reuniões com laboratórios de 5 vacinas contra a Covid-19

Hoje, o Brasil tem parceria para uma futura produção de três candidatas a vacina

2

O Ministério da Saúde vai concluir nesta semana uma rodada de reuniões com representantes de cinco desenvolvedores de vacinas contra a Covid-19. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (19) por Élcio Franco, secretário executivo da pasta.

Leia também: Coronavac, a vacina chinesa contra a Covid-19, chega ao Brasil

“Serão realizadas até o final desta semana reunião com cinco laboratórios que estão com vacinas em estágio avançado de testes e com previsão de início de registro brevemente”, explicou Franco durante uma coletiva.

De acordo com o governo, na lista dos fabricantes está:

Pfizer/BionTech (EUA/Alemanha)
Janssen (EUA)
Sputinik V (Rússia)
Moderna (EUA)
Covaxin (Índia)

Hoje, o Brasil tem parceria para uma futura produção de três candidatas a vacina. A primeira é a ChAdOx1. O governo federal fechou acordo para a compra da vacina, desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford, e prevê parceria com a Fundação Oswaldo Cruz para produção do imunizante no Brasil. O governo federal vai investir R$ 1,9 bilhão para produção de 100 milhões de doses.

O outro imunizante é a CoronaVac. Atualmente, o governo de São Paulo tem acordo para a compra do produto, que é fabricado pela farmacêutica chinesa Sinovac, e o Instituto Butantan será parceiro na produção da vacina. Hoje (19), as 120 mil primeiras doses da CoronaVac chegaram ao Brasil. Até agora, este é o anúncio mais avançado sobre a chegada de vacinas no Brasil.

A última é a Sputnik V. Hoje, também existe acordo do governo do Paraná com a vacina Sputnik V, do Instituto Gamaleya, da Rússia.

Além das parcerias, o governo federal fechou acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para receber 42 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 dentro da iniciativa chamada Covax Facility. Ainda não está definida qual será a empresa fornecedora. Atualmente, a OMS monitora um portfólio de vacinas candidatas. O governo brasileiro vai investir cerca de R$ 2,5 bilhões no acordo.

2 Comentários
  1. […] Leia também: Ministério faz reuniões com laboratórios de 5 vacinas contra a Covid-19 […]

  2. […] Ministério faz reuniões com laboratórios de 5 vacinas contra a Covid-19 […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.