Ministério da Saúde pensa em evento no dia 19 para celebrar o começo da vacinação contra a Covid-19
Até então, foi falado sobre usar uma cerimônia no Palácio do Planalto com governadores, vacinar um idoso e um profissional de saúde como representação do início da vacinação.
O Ministério da Saúde estuda abrir o momento de vacinação contra a Covid-19 em cerimônia no Palácio do Planalto. A data do evento, de acordo com o plano, será na terça-feira (19), simbolicamente. Dessa forma, o evento terá governadores participando.
O objetivo é de vacinar um idoso e um profissional de saúde, no momento que seria a “inauguração da vacina”. Contudo, nada está absolutamente confirmado. Inclusive, atualmente, as críticas são disparadas para Educardo Pazuello, ministro da Sáude, por não informar a data exata do início da vacinação. Ele age jogando palavras soltas e dizendo que “a vacinação deve ocorrer no dia D, na hora H”.
Como será a escolha da data de vacinação
Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informar sua decisão, escolhida será a data. No próximo domingo (17) o órgão deve decidir sobre o uso emergencial da vacina contra o novo coronavírus.
Anvisa analisa dois pedidos emergenciais de vacinação.
A agência está analisando dois pedidos para essa confirmação. O primeiro pedido foi feito pelo Instituto Butantan, para o uso de seis milhões de doses da vacina Coronavac, importadas da China no fim do ano. Em seguida, a Fiocruz realizou o segundo pedido, que pede licença para uso de dois milhões de doses da “vacina de Oxford”, importadas da Índia. O Ministério da Saúde ainda confirmará se o evento deve acontecer ou não. Já o Planalto ainda demonstra dúvidas sobre a realização do mesmo.
Planalto diz que evento só faz sentido se Bolsonaro participar
Conselheiros de Jair Messias Bolsonaro dizem que gostariam que ele comandasse o evento, mas, o problema é que o atual presidente não quer tomar a vacina. Portanto, o Planalto defende o fato de que o evento só seria válido se o atual presidente fosse imunizado, como forma de incentivar a população. Enquanto isso, pessoas próximas a Bolsonaro dizem que “ficaria feio” se ele mudasse de ideia em relação à imunização.
Agora, nos resta esperar por esse evento para saber se Bolsonaro vai ou não tomar o imunizante.
[…] Brasil ainda não tem uma data exata para a vacinação. Logo, não se sabe quando o país poderia voltar a uma normalidade. Principalmente porque vacinas […]
[…] Leia também: Ministério da Saúde pensa em evento no dia 19 para celebrar o começo da vacinação contra a Covi… […]