Ministério da Saúde diz ser ‘inadmissível’ não usar cloroquina contra a Covid-19

A reunião pode cravar a data do início da vacinação e estabelecer parâmetros para o Plano Estratégico Nacional de Imunização

3

Uma matéria publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na manhã desta terça-feira (12) revelou que, na visão do Ministério da Saúde, chefiado pelo general Eduardo Pazuello, é “inadmissível” que a cloroquina não seja usada no combate à pandemia da Covid-19.

Leia também: De remédio de verme a “protetor” contra a Covid-19: venda de ivermectina cresce 466%

Nesse sentido, a pasta enviou à prefeitura de Manaus (AM) um pedido de autorização para visitar as Unidades Básicas de Saúde destinadas ao tratamento do vírus “para que seja difundido e adotado o tratamento precoce como forma de diminuir o número de internamentos e óbitos decorrentes da doença”.

Ontem, segunda-feira (11), o ministro Eduardo Pazuello esteve na capital do Amazonas, estado que tem batido recordes de internações e mortes e sofre com a falta de leitos e de equipamentos.

“Aproveitamos a oportunidade para ressaltar a comprovação científica sobre o papel das medicações antivirais orientadas pelo Ministério da Saúde, tornando, dessa forma, inadmissível, diante da gravidade da situação de saúde em Manaus a não adoção da referida orientação”, diz o documento.

Vale lembrar que os remédios defendidos pelo governo federal, como cloroquina e ivermectina, não têm eficácia comprovada no tratamento da Covid-19.

Ministério da Saúde adia reunião sobre início de vacinação

Marcado para esta terça (13), o encontro entre o Ministério da Saúde e os governadores, que serviria para definir o cronograma de vacinação contra a Covid-19, foi adiado para 19 de janeiro.

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), em um vídeo publicado nas redes sociais, a mudança da data foi um pedido do próprio ministério.

“Sem possibilidade de ter uma data definida amanhã para início da vacinação, e também em razão dessa grave crise em Manaus, onde o ministro e a sua equipe estariam acompanhando, o Ministério da Saúde pediu o adiamento do encontro”, afirmou Wellington.

O governador do Piauí é o líder da articulação dos governadores para o combate à Covid-19 e disse, em matéria publicada no Brasil 123 na segunda-feira (11), que a reunião pode cravar a data do início da vacinação e estabelecer parâmetros para o Plano Estratégico Nacional de Imunização.

Leia Também:

3 Comentários
  1. […] Leia também: Ministério da Saúde diz ser ‘inadmissível’ não usar cloroquina contra a Covid-19 […]

  2. […] Leia também: Ministério da Saúde diz ser ‘inadmissível’ não usar cloroquina contra a Covid-19 […]

  3. […] Leia também: Ministério da Saúde diz ser ‘inadmissível’ não usar cloroquina contra a Covid-19 […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.