Mike Pompeo diz que Irã é a “nova base do Al-Qaeda”

Secretário de Estado dá essa declaração às vésperas de deixar o cargo. Irã respondeu dizendo que ele está mentindo

0

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, acusou o Irã de ser a “nova base do Al-Qaeda”. Ele disse isso nesta terça-feira (12), ou seja, às vésperas de deixar o cargo. Secretário pediu mais pressão internacional contra os iranianos.

“O Al-Qaeda tem uma nova base de operações. É a República Islâmica do Irã”, disse Pompeo. A fala dele acaba aumentando ainda mais as tensões entre os dois países neste momento. As duas nações tiveram momentos de turbulência nos últimos quatro anos.

“Eu diria que o Irã é de fato o novo Afeganistão, como centro geográfico chave do Al-Qaeda, mas na verdade é pior. Ao contrário do Afeganistão, quando Al-Qaeda se escondia nas montanhas, o Al-Qaeda opera hoje sob a vista grossa da proteção do regime iraniano”, seguiu Pompeo.

O Al-Qaeda é o grupo terrorista que maquinou o atentado terrorista do 11 de setembro de 2001. Na ocasião, mais de 3 mil pessoas morreram e as duas Torres Gêmeas caíram no Centro de Nova York. As imagens circulam o mundo até hoje.

O Secretário de Estado do Irã, Mohamad Javad Zarif, respondeu ao comentário de Pompeo. “Não enganam ninguém”, disse Zarif. “Todos os terroristas vieram dos destinos no Oriente Médio favoritos de Pompeo”, completou o Secretário em uma clara alusão à Arábia Saudita.

Além do Irã

Mike Pompeo vai deixar o seu cargo no próximo dia 20 de janeiro, junto com o presidente Donald Trump. Em quatro anos, ele foi um dos poucos homens que ficaram do lado do presidente em todos os momentos. Poucos foram os atritos entre os dois.

Mas o fato é que Trump não conseguiu fazer o que queria do ponto de vista internacional. Pelo menos não de uma maneira geral. Alguns acordos até começaram, mas não duraram. Um exemplo disso foi a aproximação com a Coreia do Norte, que não deu certo.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.