Meu INSS passa de 29 milhões de acessos em fevereiro; veja como usar a plataforma

Com apenas alguns cliques, você tem o atendimento no alcance das mãos. É assim com o ‘Meu INSS’.

Por meio da plataforma você pode realizar a consulta de extratos, de resultado de Benefícios por Incapacidade e a simulação da tão esperada aposentadoria. Aliás, esses são os serviços mais acessados no ‘Meu INSS’ no último ano.

Classificada entre os cinco aplicativos para celular mais baixados do gov.br em janeiro de 2022, a Central de Serviços, também acessada em meu.inss.gov.br, registrou, no primeiro mês do ano, 25,8 milhões acessos e, em fevereiro, outros 29,4 milhões.

Por meio do canal, é possível acessar mais de 100 serviços digitais do INSS.

Meu INSS passa de 29 milhões de acessos em fevereiro; veja como usar a plataforma – Imagem: Reprodução

Meu INSS

Além dos serviços, o Meu INSS também garante facilidade na hora de solicitar os benefícios. E isso, em 2021, ano em que as pessoas precisaram continuar em casa para proteger a saúde, trouxe para a plataforma 455 milhões de acessos; número que revela como o atendimento remoto foi importante para garantir o reconhecimento de direitos, a manutenção e o pagamento de benefícios aos cidadãos.

O conhecido auxílio-doença, o benefício assistencial à pessoal com deficiência, o salário-maternidade e a pensão por morte urbano encabeçaram o ranking dos benefícios mais pedidos pela internet, sendo a maior parte dos requerimentos feita por aparelho móvel, com 72% dos processos feitos da palma da mão.

O atendimento é feito sem a necessidade de deslocamento até uma agência física; depois, que é tudo mais rápido, tanto que o tempo gasto na plataforma é, em média, menor que cinco minutos.

E quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro, explica o passo a passo para todos os serviços.

Assistente virtual

Criada para facilitar o acesso da população aos serviços do INSS, sobretudo devido às medidas de isolamento social decorrentes da pandemia, a assistente virtual realizou mais de 1,9 milhão de atendimentos em janeiro deste ano e repetiu a marca em fevereiro.

Ao todo a Helô contabilizou 16,6 milhões de interações – mensagens trocadas – com os cidadãos em janeiro e 16,3 milhões em fevereiro de 2022.

Entre os serviços mais buscados do último mês de quem procura a assistente virtual, estão benefícios e serviços, extratos, certidões e declarações, perícia médica e senha do Meu INSS. Desde sua criação, em maio de 2020, a Helô já realizou mais de 37,5 milhões de atendimentos virtuais à população do País.

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

Veja também: Auxílio Brasil, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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