Meu cachorro tem dermatite por lambedura, o que fazer?

0

Lambidas podem ser um simples hábito do seu amiguinho, mas também pode indicar que há algo de errado com ele e, até mesmo, resultar em uma dermatite por lambedura.

Quando o seu pet lambe a pata sem parar, até que surjam machucados em sua pele, é provável que ele esteja com dermatite por lambedura, também chamada de Dermatite Psicogênica: uma doença que atinge cães e gatos.

O que é isso?

Neste sentido, as lesões auto induzidas na pele, frutos de um comportamento anormal e crônico de lambedura constante chamamos de dermatite por lambedura. Normalmente, acontece nas patas e na região abdominal, causando feridas que são difíceis de tratar.

Causas da dermatite por lambedura

Geralmente, esse comportamento tem um fundo emocional. Muitos tutores ficam ausentes grande parte do dia para trabalhar e cumprir suas rotinas, deixando os pets muito tempo sozinhos e sem receber atenção.

Alterações na rotina, mudança de casa, a chegada de um bebê, a negligência de atenção, entre outros, desencadeiam nos animais uma reação de estresse e depressão. Por isso, tais reações podem se manifestar como a mania de lamber excessivamente alguma parte do corpo, até o ponto de se ferir.

Neste sentido, os tutores percebem a dermatite por lambedura quando observam falhas no pelo em uma determinada área e notam que o pet fica lambendo muito a região. A primeira impressão é de que seu bichinho se machucou e está lambendo a ferida. Mas, na verdade, mas é exatamente o contrário: ele lambeu tanto que gerou a ferida.

Essas lesões, quando não cuidadas, podem se tornar infecções purulentas, que precisarão de cuidados mais sérios. Por isso, seu pet pode emagrecer, ficar irritadiço e mudar seus hábitos.

Diagnóstico

Contudo, o diagnóstico não é fácil. Para concluir que o caso é de uma lambedura por estresse, por exemplo, é preciso excluir todas as doenças que podem estar na base do problema. Entre elas sarnas, fungos, infecções bacterianas e alergias. Feito o diagnóstico, o tratamento da dermatite por lambedura é definido conforme a causa do problema.

Prevenção da dermatite por lambedura

Como se trata de um distúrbio comportamental, precisamos melhorar o manejo desse animal, com passeios mais constantes, brinquedos e ossos (naturais) disponíveis para distração.

Fique atento e consulte o veterinário na presença de algum sintoma.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.