Meteoro é visto por moradores de região de Minas Gerais

De acordo com as informações, especialistas estão fazendo o trabalho de cálculo para chegarem ao possível local da queda do meteoro

0

Pessoas que vivem no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, tiveram uma experiência ímpar na noite de sexta-feira (14): eles conseguiram ver o exato momento em que um meteoro entrou na atmosfera da Terra. De acordo com as informações, o fenômeno pode ser visto por moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes.

Nas redes sociais, vídeos mostram que um grande rastro de luz foi deixado no céu seguido de um estrondo. Em entrevista à “TV Globo”, Gilberto Dumont, coordenador do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, afirmou que outros estados também relataram a entrada do meteoro.

“Em Patos foi visto também, porém não ouviram o barulho, provavelmente pela distância. Alguns colegas que possuem estação de registro de meteoros também já postaram no grupo. Até uma estação em Bauru (SP) chegou a registrar, porém, bem próximo ao horizonte”, explicou.

Ainda de acordo com ele, estudos para saber se algum fragmento atingiu o solo já começaram. “Pelo brilho e pelo barulho, alguns colegas já trabalham com a hipótese que algum fragmento tenha chegado ao solo”, revelou o especialista.

Por fim, Gilberto Dummont ainda informou que profissionais que fazem parte do Brazilian Meteor Network (Bramon), a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, já colheram imagens e agora estão fazendo o trabalho de cálculo para chegarem ao possível local da queda do meteoro. Veja o vídeo:

Outro meteoro

Apesar de impactante, o registro de sexta não foi o primeiro visto nas cidades, que ficam localizadas no Alto Paranaíba, nos últimos tempos. Isso porque, em maio de 2020, moradores da região também avistaram um grande brilho vindo do céu seguido de um grande estrondo. Na ocasião, o vento causado pelo deslocamento do objeto foi tão grande que algumas cidades registraram tremores de portas, janelas e telhados.

Veja também: Meteoro ilumina céu do Canadá e câmeras gravam momento

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.