A menopausa faz parte da vida de toda mulher e acontece, especialmente, pouco antes da entrada na terceira idade. Ela têm sintomas, além da falta da menstruação, que as mulheres precisam lidar. Por isso, veja, abaixo, o que é a menopausa, quais são os seus sintomas e como tratá-los.
Hábitos que fazem você gastar mais: economize dinheiro parando com eles
A menopausa é caracterizada pela pausa completa e irreversível da menstruação. Ou seja, ela é marcada por ser o período em que para de ser possível a reprodução da mulher. Ela é mais comum a partir dos 45 anos, mas pode acontecer antes. Nesse caso, ela é chamada menopausa precoce. Com a menopausa, além da parada da menstruação, ocorre a baixa do estrogênio e da progesterona no organismo.
Você já deve ter ouvido a expressão climatério, para referir-se à menopausa. Contudo, apesar de depender dela para existir, o climatério não se confunde com ela. Climatério é o período que no qual se inicia o processo da menopausa da mulher.
Ou seja, é o período que se aproxima da última menstruação da mulher. Dessa forma, ele dura, desde o início fisiológico do processo, até o fim da sua vida fértil. Ele é caracterizado pela ausência da menstruação regular, bem como a apresentação de alguns dos sintomas, citados abaixo.
Primeiramente, a menopausa apresenta, realmente, muitos sintomas e desconfortos, tanto físicos, como emocionais. Dessa forma, são alguns, mas não todos, os sintomas que podem aparecer durante o período do climatério:
Hábitos rápidos para fazer todos os dias e aumentar a qualidade de vida
Ou seja, uma das características da menopausa é o aceleramento do processo de envelhecimento, com o aumento do risco de doenças. Além disso, existem os sintomas psicológicos, citados abaixo:
Por fim, tratamento para os sintomas da menopausa é feito com hormônios. Isso porque uma mulher entra na menopausa e para de produzir a progesterona e o estrogênio, o que leva aos sintomas corporais e psicológicos.
Por isso, a forma de reduzir esses sintomas, é fazendo a reposição desses hormônios que, nessa fase, o corpo já não produz mais. Consulte um médico sempre, e faça a reposição hormonal com acompanhamento, para que você obtenha um melhor resultado.
Contudo, nem todas as mulheres devem fazer a reposição hormonal, uma vez que, algumas ficam muito bem sem os hormônios. Nesse caso, bastam alguns tratamentos paliativos. Em outros casos, a mulher toma hormônios só por um tempo, e depois para.
Paciência: veja como exercitá-la todos os dias e não explodir mais
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…