Melancia faz mal para diabetes? Saiba quais são os malefícios

1

Se a melancia faz mal para diabetes ou não, trata-se de uma das frutas da estação mais consumidas durante o verão. Além disso, é saborosa, delicadamente doce e muito refrescante.

Devido ao seu teor natural de açúcar, muitas pessoas com diabetes se perguntam se consumi-la pode ser contraproducente e se pode aumentar os níveis de glicose no sangue.

melancia faz mal para diabetes

Melancia faz mal para diabetes?

Por ser a melancia uma fruta, a segurança de seu consumo por diabéticos costuma ser motivo de dúvidas e, em muitos casos, confusão.

Portanto, para responder a essa pergunta, a primeira coisa que precisamos analisar é seu perfil nutricional e a quantidade de carboidratos ou açúcares por porção.

Uma xícara de polpa de melancia (cerca de 154 gramas) fornece:

  • Calorias: 46;
  • Carboidratos: 11,6 g;
  • Açúcares: 9,5 g;
  • Fibra: menos de 1 g;
  • Gordura: praticamente 0 g;
  • Proteína: menos de 1 g.

Levando em consideração esses valores, constata-se que a maior contribuição calórica da melancia vem justamente do açúcar e, embora seu valor não seja muito alto, seu consumo em diabéticos pode impactar os níveis de glicose no sangue.

Isso é especialmente verdadeiro com o consumo excessivo ou quando o controle adequado dos carboidratos totais não é mantido.

Índice glicêmico alto ou baixo?

Como regra geral, a dieta de uma pessoa diabética deve consistir em alimentos de IG baixo ou médio, pois são menos propensos a gerar picos de glicose e ajudar a manter os valores de açúcar no sangue estáveis.

Para saber se a melancia faz mal para diabetes, portanto, é preciso saber o seu índice glicêmico. Fontes diferentes indicam que a melancia tem um IG de 72. Em uma faixa de 1 a 100, esse número é considerado um IG alto, o que significa que diabéticos não devem comer melancia.

Porém, quando se trata de diabetes, também há outro valor a se considerar: a carga glicêmica (CG).

Dessa forma, o valor da carga glicêmica de um alimento nos permite saber quanto o nível de glicose no sangue aumentará após o consumo.

Esse valor leva em consideração o tamanho da porção e o IG daquele alimento. Em geral, a carga glicêmica é considerada um indicador mais confiável quando se trata de saber se um alimento que contém carboidratos pode afetar o nível de açúcar no sangue.

Sendo assim, uma xícara de melancia tem uma carga glicêmica de 3. Entretanto, esse valor é considerado baixo porque é um número menor que 10.

Portanto, agora que você sabe se a melancia faz mal para diabetes, então compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

Leia Também:

1 comentário
  1. […] mesmo que batata doce faz mal para diabetes? Se você tem diabetes tipo 2, deve ter ouvido que deve limitar ou evitar batatas. Veja o que você deve saber antes de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.