Meditação: benefícios para a saúde física e mental

0

A meditação vai além de um hábito oriental, ela auxilia no relaxamento, aumento da concentração e na diminuição do estresse. Saiba mais sobre essa prática milenar, capaz de conectar o corpo e mente, a seguir.

A meditação consiste em uma prática bastante antiga que faz parte da filosofia e religiões orientais. O ato de meditar nada mais é do que a manutenção do foco e da atenção no momento atual, desvinculando-se de outros pensamentos e quaisquer distrações. Na meditação, utiliza-se a respiração como ferramenta, portanto, quanto mais a mente estiver focada, menos desequilíbrios afetarão o indivíduo.

 BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Já ouviu a seguinte frase: “mente sã, corpo saudável”?!, pois então, a meditação traz muitos benefícios para a mente que refletem diretamente, a curto ou a longo prazo, para outras áreas do corpo. Deste modo, é possível concluir que a meditação traz sim mais saúde. Veja quais são os benefícios que esta prática pode trazer:

  • Amplia as emoções positivas
  • Auxilia na memória
  • Controla a ansiedade
  • Desenvolve o foco
  • Beneficia doenças crônicas
  • Melhora a autoestima
  • Melhora a função imunológica
  • Melhora da função cognitiva
  • Melhora do sono
  • Potencializa o autoconhecimento
  • Reduz o estresse
  • Reduz os sintomas relacionados a depressão
  • Reduz vícios

Ao contrário do que se pode pensar, a meditação não precisa ser praticada por um período longo, apenas poucos minutos e em um local silencioso e confortável, já é o suficiente para que você possa absorver todos os efeitos positivos. Além disso,a meditação não possui restrições, sendo livre para todas as idades, desde criança até adultos.

 

TIPOS DE MEDITAÇÃO

Existem diversas modalidades para a prática da meditação. A mais tradicional é a budista, inspirada no Buda, tendo como principal foco o controle da respiração e palavras ou frases repetidas em mantras.

Também há a meditação guiada, que é o modo ideal para começar a introduzir a prática no dia a dia. Podendo durar de 3 a 30 minutos, ela atua como uma viagem imaginária, possui o intuito de equilibrar emoções e reduzir o estresse. Nesse caso, ela é feita por áudio, facilmente encontrada em podcasts ou aplicativos específicos no celular.

Outra meditação bastante utilizada atualmente é a mindfulness, ao contrário das demais, nessa prática o indivíduo fica atento a tudo o que está fazendo e acontecendo naquele momento, tem o intuito de treinar e estimular a curiosidade.

Todos os tipos aqui mencionados e tantos outros são de fácil acesso atualmente, seja por vídeos no YouTube, aplicativos para celular e tablet ou playlists e podcasts.

 

 

 

 

 

 

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.