Medidas para lidar com o trabalho de Home Office – Parte 02

0

A pandemia fez com que as rotinas empresariais passassem por uma mudança radical, exigindo adaptações rápidas. Diante disso, é preciso estabelecer novos parâmetros e medidas cabíveis de acordo com o planejamento da empresa. Colaboradores precisam estar alinhados com esse planejamento e necessitam cuidar de si mesmos para que possam alcançar os melhores resultados pela empresa.

Com isso, finalizando a nossa série sobre as medias necessárias para lidar com o trabalho em home office, vamos falar sobre as duas últimas medidas essenciais. É importante salientar que, preservar a saúde mental nesses tempos de crise é fundamental para manter a produtividade de acordo com os objetivos do empreendimento.

Momento de descanso

Como o trabalho estará vinculado exclusivamente ao lar do colaborador, ele terá vários tipos de comodidade. Mas invariavelmente, precisará se desligar de suas atividades profissionais para conseguir ter um momento de descanso. A verdade é que todos precisam de um tempo para recarregar as suas energias para desempenhar melhor as suas funções.

No caso, é preciso determinar esse horário com um cronograma simples para que não haja confusão. Esse cronograma precisará ser respeitado para manter a saúde mental do colaborador e, por consequência, auxiliar na melhoria constante da produtividade do mesmo.

Comunicação

Por fim, a última medida estabelecida, é preciso uma comunicação clara entre colaboradores e gestores. Como existe a necessidade do distanciamento e, ao mesmo tempo, os objetivos da empresa não poderão ser ignorados, gestores precisam assumir a responsabilidade e determinar bons canais de comunicação com seus colaboradores.

Além disso, a mensagem precisará estar bem clara e concisa, para que não haja desentendimentos entre todos. Caso contrário, uma mensagem que não esteja de acordo com os objetivos propostos pode gerar um resultado efetivamente oposto ao esperado, causando grandes transtornos aos negócios.

Desta maneira, é imprescindível que a melhoria na comunicação seja um dos maiores objetivos do empreendimento durante o período de afastamento. Mesmo que seja temporário, um nível mais elevado de comunicação poderá trazer grandes benefícios para  a empresa no longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.