Finalmente! Resultado da 2ª chamada do Prouni está DISPONÍVEL; veja como consultar / Imagem: Divulgação
Desde terça-feira (27), os candidatos que aguardam a liberação dos resultados da 2ª chamada do Prouni (Programa Universidade Para Todos) vivem uma aflição sem tamanho.
Afinal, a data inicialmente programada para a consulta das informações seria na terça (27), no entanto, diante de problemas para a liberação, o Ministério da Educação (MEC) sinalizou que o processo ocorreria nesta quarta-feira (28), o que não ocorreu.
Assim, a ansiedade e revolta dos estudantes vai aumentando a cada novo dia de atraso.
Neste momento, quem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, confere a informação de status “Não iniciado” e previsão para o dia 1º de março, ou seja, nesta sexta-feira.
Aliás, juntamente, foi alterado também o prazo para a comprovação das informações da segunda chamada, passando para o período de 1º até 12 de março, que era uma das mais fortes reivindicações dos estudantes desde o primeiro atraso.
Desse modo, não resta outra alternativa aos mesmos, a não ser continuar esperando. Contudo, isso não impede que eles manifestem a sua insatisfação nas redes sociais.
Não é de se estranhar que os candidatos lancem os seus desabafos nas redes sociais. Assim, trazemos por aqui apenas algumas das milhares de publicações:
“O governo não se pronuncia sobre o atraso do Prouni, só adiam mais a data. É um descaso total com os estudantes”, protesta A. Costa.
“Tudo que envolveu o Enem, Sisu, Prouni, Fies, absolutamente tudo, foi um completo desastre”, sinalizou o estudante.
“Chega a ser uma piada o Ministério da Educação perguntar como é que foi a participação do Enem 2023, com o Prouni adiado por três dias. Sinceramente, eles riem na nossa cara”, desabafa a candidata, após ter recebido um e-mail com uma pesquisa do MEC.
“O que tá acontecendo com o Prouni é duas vezes pior do que o que aconteceu com o Sisu. Sinceramente, precisa ser revisto quem está no Ministério da Educação”, opina a estudante.
Nesta quarta-feira (28), o MEC havia sinalizado que as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estão trabalhando para divulgar os resultados da segunda chamada do Prouni “o mais rápido possível”.
Então, a previsão era de que fosse liberado na própria quarta (28), o que não ocorreu.
Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em faculdades privadas.
O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
Além disso, como critérios para seleção dos candidatos, o programa considera a renda familiar bruta mensal por pessoa, se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…