Bolsa Família: Rodada de março começa EM BREVE; consulte o calendário ATUALIZADO / Imagem: SC News
A decisão está tomada! Confira ao longo do texto quem terá o Bolsa Família antecipado para o primeiro dia do calendário.
A saber, as fortes tempestades que caíram no Rio de Janeiro durante a noite deste sábado (13) e a madrugada deste domingo (14), deixaram várias pessoas mortas e desaparecidas, além de provocarem estragos em casas, carros, comércio, transporte público e hospitais na Zona Norte da capital e na região metropolitana.
Com isso, equipes técnicas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estão em contato permanente com as autoridades locais, tanto da capital quanto das cidades de São João do Meriti, Belfort Roxo e Nova Iguaçu, onde monitoram a situação.
Cabe mencionar que o Governo Federal estabeleceu uma força-tarefa, com trabalho integrado de vários ministérios, para acompanhar e realizar atendimentos emergenciais nos municípios atingidos, trabalhando em conjunto com o governo do estado.
“É uma tragédia sem precedentes nos municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nova Iguaçu e outras cidades da região metropolitana do Rio. Transmito nossa solidariedade e peço muitas forças de Deus para as famílias atingidas. A orientação do presidente Lula é garantir a ajuda necessária para esse momento desafiador”, disse o ministro Wellington Dias.
“Nossas equipes, integradas com as de outros ministérios, já estão acompanhando e fazendo os atendimentos emergenciais em todo o estado”, completou.
Ainda mais, o ministro acrescentou que com a decretação do estado de calamidade, urgência e emergência é possível garantir o auxílio aos desabrigados e o envio de cestas de alimentos para socorrer as pessoas atingidas.
Em complemento, outras medidas estão sendo trabalhadas em parcerias com a Defesa Civil Nacional e com as prefeituras municipais.
Então, a partir da situação de emergência ou calamidade pública, o MDS adota uma série de medidas para atender a população afetada, tais como:
Por fim, cabe sinalizar que o Bolsa Família antecipado fica liberado no dia 18 de janeiro, primeira data do calendário de pagamentos deste mês.
Assim, as famílias das regiões em situação de emergência podem resgatar o benefício nesta data, independentemente do dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Para os demais cidadãos, a programação segue desta forma, com os repasses sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal:
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…