Marketing 4.0: conheça essa tendência

0

Você já ouviu falar no marketing 4.0? Philip Kotler, um dos mais importantes teóricos da administração moderna, escreveu um livro e desenvolveu um conceito sobre o que é essa tendência. Segundo Kotler, o Marketing 4.0 é uma representação da revolução digital para as empresas. Dessa forma, o que é abordado profundamente no livro são as diferenças entre as plataformas.

O marketing anterior à era digital era direcionado à televisão, jornal e revistas. Porém, hoje o ambiente, as plataformas e as estratégias mudaram radicalmente e necessitaram novos estudos. Logo, novos hábitos de consumo, novas tecnologias e uma atualização na demanda fizeram com que o Marketing 4.0 fosse desenvolvido.

O Marketing 4.0 na prática

Uma das principais dicas de como aplicar o Marketing 4.0 na prática é construir relações horizontais. Afinal, a conectividade permite que consigamos desenvolver relações mais horizontais e menos hierárquicas. Então, converse com seus consumidores e clientes, faça com que eles tenham a sensação de poder criar um diálogo direto com a marca.

Crie estratégias que integrem o mundo online e o mundo offline. Vivemos em um mundo híbrido e repleto de interações entre a internet e o mundo palpável. É importante criar um ambiente que o seu consumidor não perceba uma fronteira entre seu site e a sua loja física, por exemplo. Uma dica é apostar na identidade visual da marca para a criação de uma unidade entre o on e o off.

Além disso, tente incluir o marketing de conteúdo nas estratégias, já que este tipo de compartilhamento gera atenção de confiança. Já em 2018, 73% das empresas adicionaram esta técnica e garantiram seu espaço nas plataformas online. O Marketing 4.0 leva em consideração o lado social, o compartilhamento orgânico de conteúdo relacionado à marca e as experiências do usuário.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário no espaço abaixo! Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.