Margens da Zoom diminuídas pelo aumento da base gratuita de usuários e custos de nuvem

           

A Zoom Video Communications Inc alertou na segunda-feira que suas margens brutas permaneceriam sob pressão até 2021, pois o número crescente de usuários gratuitos de seu serviço de videoconferência torna difícil compensar um pico nos custos para manter seu crescimento.

 

Usuários gratuitos

 

As ações da empresa, que aumentaram cerca de sete vezes este ano, alimentadas pelo aumento meteórico da demanda em videoconferência para trabalho, escola ou socialização devido à pandemia da COVID-19, caíram 5% após o sino, apesar das previsões otimistas para o quarto trimestre.

A Zoom opera alguns de seus próprios centros de dados, mas também conta com serviços de computação em nuvem de fornecedores externos como Amazon.com e Oracle Corp, o que significa que ela deve suportar custos para usuários gratuitos.

Essas contas, impulsionadas em parte por um salto nos usuários gratuitos no terceiro trimestre, quando milhões de estudantes e professores iniciaram novos semestres escolares, empurraram para baixo as margens de lucro bruto do Zoom para 66,7%, abaixo das estimativas dos analistas de 72,1%, e sua média pré-pandêmica de cerca de 80%.

“Esperamos que as margens brutas sejam consistentes com o 3º trimestre do próximo ano fiscal antes de começarmos a melhorar em direção à nossa margem alvo de longo prazo”, disse o Diretor Financeiro Kelly Steckelberg.

 

Competitivo

 

Zoom disse que tinha 433.700 clientes com mais de 10 funcionários, um aumento de 485% em relação ao ano anterior, mas apenas 17% a partir do segundo trimestre fiscal, comparado à taxa de crescimento de 40% entre o primeiro e o segundo trimestres da empresa.

Vendas mais lentas para clientes corporativos podem significar que a Zoom está perdendo para gigantes tecnológicos estabelecidos, disse Ryan Koontz, analista da Rosenblatt Securities.

“A Cisco e a Microsoft estão muito entrincheiradas no segmento empresarial maior, portanto, a Zoom tem um trabalho muito mais difícil de vender contra elas do que no espaço empresarial pequeno, que é em grande parte não comprometido”, disse Koontz.

Zoom ainda prevê uma receita no quarto trimestre entre US$ 806 milhões e US$ 811 milhões, acima de estimativas de US$ 730,1 milhões, de acordo com dados da Refinitiv.

Redação Brasil 123

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago