Manchas na pele: o que pode ser a causa?

0

As manchas na pele são muito variadas quanto à cor, forma, tratamento e, principalmente, quanto às suas causas, podendo ser muito incômodas. Nesse sentido, elas podem ser causadas pelo sol, fungos, doenças e até mesmo por uma inusitada queimadura de limão.

Manchas na pele mais comuns

As mais comuns são as que provém do sol. Os raios solares estimulam a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele, normalmente de forma desigual, gerando assim manchas pelo rosto e corpo. Normalmente, aparecem em pessoas que ficam expostas ao sol por muito tempo sem nenhuma proteção.

Cicatriz

A cicatriz vinda das espinhas também é uma causa muito comum, principalmente na pele jovem, surgindo, principalmente, após o ato de espremê-las.

Micose de praia

O pano branco ou micose de praia é uma mancha na pele causada por uma infecção causada por fungo, que provoca o surgimento de várias manchas pequenas esbranquiçadas na pele. O causador da micose é um fungo que vive na pele humana, em quantidade controlada, que se prolifera quando o sistema imune fica comprometido. Veja aqui mitos e verdades sobre a micose.

Limão também causa manchas na pele

Até mesmo o limão pode causar manchas indesejadas. Elas surgem quando o limão entra e contato com a pele e, logo em seguida, essa fica exposta ao sol. Podendo surgir uma queimadura ou pequenas manchas escuras na pele, principalmente nas mãos.

Outras doenças

Também é comum surgirem manchas devido a doenças, como vitiligo e dermatite. A exemplo, o vitiligo é uma doença que leva ao surgimento de manchas brancas na pele, podendo surgir em qualquer idade, tendo suas causas desconhecidas.

Igualmente, a dermatite se manifesta através de manchas vermelhas. Essas podem aparecer após ingerir alimentos alergênicos, após aplicar produtos na pele ou usar objetos em contato com a pele.

Sobretudo, alterações hormonais também podem causar manchas. O melasma é um exemplo. Por fim, as causas são diversas, por isso é tão importante cuidar e proteger a pele, com protetor solar, hidratação e dermocosméticos apropriados.

Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.