Cepa da covid-19 é encontrada em 85% de amostras em Manaus

A avaliação das amostras foi realizada por pesquisadores brasileiros e britânicos, em um estudo com 142 amostras. A cepa foi identificada pela primeira vez em amazonenses que viajaram para o Japão.

5

Um estudo preliminar sobre a cepa foi realizado pelo Centro Brasil-Reino Unido De Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde). O centro conta com pesquisadores brasileiros e britânicos, e logo reconheceu em 85,4% a nova mutação da Covid-19, chamada de P.1. 

infecções recentes em Manaus são atribuídas a nova cepa

O resultado da pesquisa indica que, assim como todo o material analisado, as infecções recentes que aconteceram em Manaus são causadas pela nova mutação, que também já foi encontrada em São Paulo.

Esta mutação é descendente da B.1.1.28, e também inclui variantes como como E484K, K417T e N501Y. A primeira identificação da variante estava em pessoas do Amazonas, viajando para o Japão. Foi o país japonês que indicou a presença da mutação. Logo, as autoridades sanitárias analisaram e fizeram a descoberta, mostrando que a cepa poderia causar um caso grave no Amazonas, e, de fato, não foi diferente. 

A mutação já está em vários países e pode estar em outros estados brasileiros

Já existe a presença da cepa nos Estados Unidos, na Itália, no Reino Unido e na Alemanha. Contudo, mesmo existindo indicativos de alta transmissão da nova cepa no Amazonas, apenas na última terça-feira (26), ocorreu a confirmação da variante em outra unidade federativa no Brasil. Assim, o Instituto Adolfo Lutz reconheceu a nova variante em três pacientes no estado de São Paulo.

Até o momento, a suspeita é de circulação da variante em outros estados, porém, ainda não há sequenciamentos necessários para rastrear o vírus. A cepa preocupa autoridades de todos os estados brasileiros, já que se mostra um agravante da situação. 

 

Leia Também:

5 Comentários
  1. […] salienta que a nova mutação pode ser mais difícil de tratar, já que é mais infecciosa e carrega características diferentes das já estudadas até então. […]

  2. […] é um dos epicentros da nova variante da Covid-19. Recentemente, cerca de 85% das amostras de pacientes infectados apontavam para a nova mutação da doença. […]

  3. […] todo o ocorrido em Manaus, especialistas alertam para proliferação da nova variante do coronavírus em outros […]

  4. […] confinamento total (lockdown) na Região Oeste do Pará após novos registros de infecções pela variante amazônica do coronavírus. O lockdown, que antes tinha previsão para terminar na sexta-feira (12), agora se […]

  5. […] caso da nova variante de coronavírus em Campinas. Trata-se de uma paciente de 78 anos que veio de Manaus no dia 14 de janeiro. Ela desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.