Mamadeiras e chupetas podem ser risco à saúde?

Apesar da preferência dos pequenos, o uso de mamadeiras e chupetas pode acarretar em prejuízos para a saúde das crianças.

0

A mamadeira e a chupeta são dois itens de comum uso pelas mães de bebês e crianças pequenas. Durante o período de desmame, as mamadeiras podem ser aliadas na alimentação do bebê. Por sua vez, a chupeta é utilizada como recurso para acalmar os pequenos. Entretanto, o uso desses itens pode ser muito mais prejudicial à saúde das crianças do que imaginamos.

Apesar de não serem recomendadas por especialistas, muitos adultos ainda oferecem as mamadeiras e chupetas aos pequenos. Acima de tudo, um dos riscos mais conhecidos em relação ao uso prolongado da chupeta se refere aos problemas relacionados a dentição da criança. Pois, a chupeta pode afetar o desenvolvimento da boca da criança. Como resultado, podem surgir problemas como a mordida aberta ou cruzada, problemas respiratórios e até mesmo relacionados à fala. Além disso, crianças que utilizam chupetas e mamadeiras podem deixar de aceitar o seio – fundamental para manter seu sistema imunológico saudável.

Grande parte desses problemas são consequência da formação incorreta durante o desenvolvimento da boca da criança. Assim, é possível que ela tenha dificuldade em pronunciar certas palavras e respire pela boca, ao invés de pelo nariz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda-se que as crianças de até seis meses não recebam outra forma se alimentação além do seio materno. 

Problemas com mamadeira podem ser graves

Contudo, existem ainda outros problemas graves que podem ocorrer em função do uso de mamadeiras e chupetas. Em primeiro lugar, seu uso leva a uma grande ingestão de microplásticos. De acordo com um estudo da revista científica Nature Food, algumas mamadeiras liberam até 16 milhões de microplásticos por litro. 

Além disso, o uso de mamadeiras e chupetas não esterilizados pode levar a contaminação do bebê por microorganismos. Dessa forma, podem surgir problemas como a diarréia e infecções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.