Declarações de Imposto de Renda que apresentam inconsistência nas informações, ficam presas na malha fina. A malha fina, ou então, malha fiscal trata-se de uma análise mais profunda que em caso de informações incoerentes que não têm correção por parte do contribuinte, podem gerar multas da Receita Federal.
Sendo assim, é importante tomar certos cuidados na hora de preencher a Declaração de Imposto de Renda, a fim de evitar parar na malha fina e então, receber multas.
Quer saber como evitar a malha fina, ou como sair dela? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele está recheado de informações sobre este assunto.
O sistema da Receita Federal realiza uma verificação dos dados de todas as Declarações de Imposto de Renda. A partir disso verifica-se se as informações das declarações são coerentes com aquelas que os bancos, empresas, planos de saúde também informaram. No entanto, se houver alguma inconsistência nos dados, a declaração passa por uma análise mais firme. Essa análise é que é a malha fina, ou então, a Malha Fiscal.
Para saber se está na malha fina, em primeiro lugar é preciso acessar o e-CAC. Em seguida, deve-se selecionar “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Clicar na opção de “Processamentos” e por fim, selecionar “Pendências de Malha”. Dessa forma é possível ver se a declaração caiu na malha fina e se a resposta for positiva, é possível ver por quais motivos ela está lá.
Para sair da malha fina, caso realmente haja erros na declaração, é necessário fazer uma retificação e mandar à Receita Federal. Caso os erros que a Receita aponta não sejam verdadeiros, é preciso enviar documentos para comprovar as informações.
Sendo assim, se a declaração parar na malha fina e logo tiver sua correção, não há a aplicação de nenhuma pena ao contribuinte. Todavia, se não houver correção ou se ela for incoerente, a Receita Federal poderá cobrar o imposto com um acréscimo de 75% de multa sobre todo o valor e os juros.
Para não cair na malha fina, é preciso tomar alguns cuidados na hora de realizar a Declaração do Imposto de Renda. Por exemplo, ter todos os documentos como comprovantes, recibos, etc.. Outro cuidado que se deve ter é na hora de digitar valores para que haja erros de digitação na quantidade de dígitos de um número por exemplo.
Na declaração de dependentes, é preciso lembrar que não pode haver repetição de nenhum deles. Como no caso de pais separados, um filho pode ser dependente de apenas um. É importante também declarar todos os bens e direitos, dentre outras fontes de renda.
E enfim, ao enviar a declaração, é importante acompanhá-la para que, se houver alguma inconsistência, o contribuinte possa fazer os ajustes das informações o quanto antes a fim de evitar multas.
Você achou que esses meios para sair da malha fina são fáceis? Compartilhe conosco, nos comentários abaixo, qual destas dicas foi mais útil para você.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…